Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Messi contra o Brasil: uma exibição de gala e várias frustrações

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 02/07/2019 às 17:34
Messi na seleção da Argentina. Foto: AFP
Messi na seleção da Argentina. Foto: AFP

Da AFP - O capitão argentino Lionel Messi vai jogar na quarta-feira (2), às 21h30, em Belo Horizonte seu décimo jogo contra o Brasil, para uma semifinal de Copa América diante de um adversário sobre o qual nunca teve uma grande vantagem, a não ser em um amistoso de 2012.

Seu retrospecto em nove duelos diante da seleção brasileira é de três vitórias, cinco derrotas e um empate. Messi marcou quatro gols, sendo que três deles nesse amistoso de sete anos atrás, nos Estados Unidos. E quando se leva em conta apenas os jogos oficiais, os números são mais cruéis: três derrotas, um empate e nenhum gol marcado. Estes foram os principais jogos de Messi contra o Brasil:

LEIA MAIS:

Brasil e Argentina fazem final antecipada da Copa América

Itália se mexe na janela de transferência europeia

Para dirigente da Liga Espanhola, Neymar não deveria voltar ao Barcelona

Batizado amargo

No dia 3 de setembro de 2006, Messi vestiu a camisa da seleção argentina pela 11ª vez, a primeira contra o Brasil, em um amistoso nos Emirates Stadium de Londres. As duas seleções entravam em campo ainda abaladas pela eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo de 2006 e queriam iniciar um novo ciclo.

Reserva durante o torneio na Alemanha, o jovem atacante do Barcelona foi titular contra a seleção brasileira e jogou acompanhado de Carlos Tevez. Bem marcados pelos zagueiros brasileiros Juan e Lúcio, os atacantes argentinos não conseguiram brilhar. O Brasil comandado por Dunga venceu por 3x0, com dois gols de Elano logo após o intervalo e um golaço de Kaká no fim da partida.

Primeira final perdida

Messi perdeu quatro vezes em finais vestindo a camisa da Argentina (Copa do Mundo de 2014 e Copa América de 2007, 2015 e 2016). A primeira grande desilusão foi no dia 15 de julho de 2007, em Maracaibo, na Venezuela: uma derrota de 3x0 diante do Brasil que estava longe de ser o favorito.

Titular mais uma vez ao lado de Tevez, Messi assistiu impotente à derrota de sua equipe diante de uma seleção brasileira que jogava sem suas grandes estrelas. Kaká, Ronaldinho Gaúcho e Adriano não participaram, mas Julio Baptista abriu o placar com uma bomba no ângulo aos quatro minutos de jogo, Ayala fez contra e um jovem Dani Alves, de 24 anos, decretou a vitória brasileira.

Exibição de gala em New Jersey

Esse foi sem dúvida um dos melhores jogos de Messi vestindo a camisa da Argentina.

No dia 9 de junho de 2012, no Metlife Stadium de New Jersey, o Brasil fez uma aposta arriscada: colocou em campo sua equipe olímpica que se preparava para as Olimpíadas de 2012 em Londres - com apenas três jogadores com mais de 23 anos - em um amistoso diante da Argentina que tinha todas as suas estrelas.

Apesar de tudo, a seleção brasileira conseguiu ficar em vantagem duas vezes, com gols de Romulo, Oscar e Hulk, mas nada pode fazer diante de um Messi que estava no ápice.

O camisa 10 marcou seus dois primeiros gols depois de o Brasil abrir o placar, sempre cara a cara com o goleiro, após receber passes de Higuain e Di Maria. E a seis minutos do fim, quando a partida ainda estava empatada em 3 a 3, Messi avançou, ajeitou para a entrada da área e soltou uma bomba no ângulo para dar a vitória à Argentina.

Ele já havia marcado contra o Brasil em novembro de 2010, um gol também decisivo, no final do amistoso no Catar que a Albiceleste venceu por 1x0.

Sem tango no Mineirão

No dia 10 de novembro de 2016, a seleção brasileira entrou em campo no Mineirão em Belo Horizonte pela primeira vez após a tragédia do 7 a 1 contra a Alemanha nas semifinais da Copa do Mundo de 2014.

E nada melhor para exorcizar os fantasmas do que um jogo contra a Argentina de Messi. A seleção venceu por 3 a 0, com gols de Neymar, Coutinho e Paulinho, três jogadores que jogaram em algum momento de suas carreiras ao lado do craque argentino do Barcelona.

Messi enlouquece Fernandinho com dois chapéus em cinco minutos que renderam um cartão amarelo ao meia do Manchester City, mas não impediu a derrota argentina no jogo válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

O capitão argentino de 32 anos volta nesta terça-feira ao Mineirão para um jogo decisivo que vale vaga na final da Copa América e espera que dessa vez possa sair de campo comemorando.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias