Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Santa Cruz busca superação contra o Fortaleza na semifinal da Copa do Nordeste

Davi Saboya
Davi Saboya
Publicado em 08/05/2019 às 22:48
Pipico é a esperança de gols do Santa Cruz diante do Fortaleza. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Pipico é a esperança de gols do Santa Cruz diante do Fortaleza. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

O futebol já mostrou na história que não existe a palavra impossível. Mas a missão do Santa Cruz diante do Fortaleza, hoje, na Arena Castelão, pode ser classificada como dificílima. O clássico regional acontece às 21h30, em jogo único pela semifinal da Copa do Nordeste, com transmissão da TV Jornal.

A distância entre os corais e os cearenses no Campeonato Brasileiro - Séries C e A, respectivamente - abre uma diferença no patamar atual das equipes. Por isso, a palavra de ordem na equipe pernambucana é superação. A favor do Tricolor do Arruda, o histórico positivo em Copas deste ano.

“Caiu de pé” para o Fluminense na quarta fase da Copa do Brasil e chegou na semifinal da Nordestão. Apesar da eliminação nas quartas do Estadual, o futebol apresentado pelo Santa nos grandes jogos do primeiro semestre deixa os tricolores esperançosos. Entre eles, os duelos contra o Náutico, ABC e a eliminação para o próprio Flu nos pênaltis.

Contra o Fortaleza, o técnico coral Leston Júnior frisou que os seus comandados precisarão de muita concentração para minimizar os erros. Outro fator que vai pesar contra o Santa Cruz é a grande presença da torcida cearense. Mais de 30 mil expectadores são esperados no Castelão. A equipe do técnico Rogério Ceni chega para a decisão com bom retrospecto: título da Série B e campeão estadual.

“Precisamos de muita atenção para coibir os pontos fortes, principalmente pelos lados do campo e ter uma área protegida no jogo aéreo. Porém, eles também apresentam vulnerabilidade e temos que aproveitar para fazer um jogo próximo da perfeição e possamos aproveitar”, afirmou Leston.

LEIA MAIS

Novo meia ainda pode reforçar o Santa Cruz na temporada

Náutico e Santa Cruz tentam repetir o feito baiano na Copa do Nordeste

Técnico do Santa Cruz: “Precisamos de uma estratégia inteligente”

Em mais uma decisão na temporada, o Santa Cruz terá sete desfalques entre suspensos e pacientes do departamento médico. São eles: o zagueiro Danny Morais, o lateral-direito Marcos Martins, o meia Patrick Vieira e os atacantes Elias, Dudu, Silas e Augusto. Depois da derrota para o Ferroviário-CE, fora de casa, domingo, o técnico tricolor convocou mais quatro jogadores que não viajaram inicialmente: o lateral-direito Cesinha, os volantes Lucas Gonçalves e Eduardo, e o meia Jeremias.

“Mudamos na qualidade do jogo pelo lado do campo, principalmente em relação a falta do Marcos Martins. Perdemos muita maturidade e participação no jogo ofensivo, já que é um dos atletas que mais abasteceram nossos atacantes. Também não teremos a velocidade do Augusto, além do Silas e Elias, que são substitutos naturais”, comentou Leston Júnior.

O maior desfalque para o Santa Cruz é o lateral-direito Marcos Martins. Autor de sete assistências, ele se destacou durante este ano como peça fundamental no sistema ofensivo do técnico coral. Como opções para a vaga, brigam o prata da casa Warley e Cesinha.

Já nos lugares de Patrick Vieira e Augusto, Leston tem mais opções, principalmente para colocar em campo um esquema tático mais precavido. Visando as duas vagas, estão na briga o volante Lorenzi e os meias Allan Dias e Luiz Felipe. Esse último pode atuar na linha de ataque.

Com tantos desfalques, Leston Júnior admitiu que o estilo de jogo da equipe sofrerá alterações. No entanto, criará novas opções. Para minimizar a falta de ritmo, ele destacou que a união do elenco em campo pode ser fundamental.

“Precisamos criar uma alternativa para não perder essa agressividade, mas também vamos ganhar novas alternativas. Precisamos potencializar isso e diminuir os impactos. Em 90 minutos, necessitamos fazer um jogo coletivo forte. A partir desse momento, as individualidades se destacam”, finalizou o comandante.

EMPATE

Em caso de empate, a decisão irá para os pênaltis. No gol, o Santa Cruz conta com o goleiro Anderson, que em todas as decisões por penalidades no ano defendeu pelo menos uma cobrança.

FICHA DO JOGO - FORTALEZA X SANTA CRUZ

Fortaleza - Marcelo Boeck; Tinga, Quintero, Roger Carvalho e Carlinhos; Araruna (Felipe) e Paulo Roberto; Edinho, Oswaldo, Júlio Santos e Wellington Paulista. Esquema: 4-2-4. Técnico: Rogério Ceni.

Santa Cruz - Anderson; Cesinha (Warley), João Victor, Willian Alves e Carlos Renato; Charles, Ítalo Henrique, Lorenzi e Allan Dias; Guilherme Queiroz e Pipico. Esquema: 4-4-2. Técnico: Leston Júnior.

Local: Arena Castelão, Fortaleza-CE. Horário: 21h30. Árbitro: Marielson Alves Silva (BA). Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira e Edevan de Oliveira Pereira (ambos da BA).

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias