Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Meta de 62 pontos é quase certeza de acesso na Série B

Diego Borges
Diego Borges
Publicado em 26/04/2019 às 10:01
Sport busca o acesso na Série B 2019. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Sport busca o acesso na Série B 2019. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Com 20 times sonhando em estar na elite nacional no ano que vem, nenhum outro número é tão repetido pelas comissões técnicas quanto o 62. É a média histórica de pontos que garante o acesso nos últimos 13 anos de disputa da Segunda Divisão sob o atual modelo de pontos corridos. Das 50 vezes em que uma equipe alcançou a marca, 90% subiram para a Primeira Divisão.

A sede pela meta é tamanha, que torcedores chegam a alterar os nomes de seus perfis nas redes sociais para a contagem do clube do coração.

Mas a marca 62 não é definitiva. Em quatro edições, o ‘ponto de corte’ atingiu um patamar mais elevado, o que sugere uma disparidade técnica em relação às equipes abaixo na tabela.

Em dois anos consecutivos, 2009 e 2010, a Portuguesa encerrou a Série B com 62 pontos, em ambas na 5ª colocação, o mesmo que sofreu o Londrina, na temporada 2017. Já o Náutico, em 2015, foi além e somou 63, mas terminou na mesma posição. No entanto, o caso que mais distorce a média aconteceu em 2012, com o São Caetano. O Azulão atingiu 71 pontos, mas também ‘bateu na trave’.

Por outro lado, a média história de pontos também pode regredir e ‘facilitar’ as contas. No entanto, dos 52 acessos, apenas sete (13%) foram conquistados com total de pontos inferior a 62.

Mas nem só de acesso vive a Série B. O rebaixamento também movimenta a parte de baixo da tabela, proporcionando jogos emocionantes e, sobretudo, resultados surpreendentes. No fim, quatro equipes terminarão a temporada 2019 sentindo o gosto amargo da queda.

Nestes casos, a média de pontos é menor e menos variante em relação ao acesso. Para evitar o rebaixamento à Série C, basta alcançar a 16ª colocação no campeonato, onde a média gira em torno dos 45 pontos.

DISTORÇÕES

Assim como na parte de cima da tabela, também há casos de distorções, ainda que em escala menor. Apenas em quatro oportunidades equipes que alcançaram 45 pontos foram rebaixadas. O Paulista, de Jundiaí, em 2007, e o Marília, no ano seguinte, atingiram a meta, mas caíram de divisão. Em 2010, o Brasiliense somou 46 e o Icasa somou 47 em 2011. Também foram rebaixados.

Por sua vez, seis equipes escaparam da degola na 16ª colocação sem ao menos ter somado 45 pontos. O mais gritante deles, aconteceu em 2016, quando o Oeste evitou a queda com 41.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias