Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Barça e Messi querem encerrar 'maldição' das quartas da Champions

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 16/04/2019 às 12:22
Foto: LLUIS GENE / AFP
Foto: LLUIS GENE / AFP

Da AFP - Com a esperança de voltar ao topo da Europa e a vantagem conquistada no jogo de ida (0-1), o Barcelona de Lionel Messi recebe na terça-feira (16) o Manchester United (16h, horário de Brasília) para tentar quebrar sua maldição das quartas de final da Liga dos Campeões.

Nos últimos três anos, o clube catalão caiu nessa fase contra Atlético de Madrid, Juventus e Roma. A ferida desta última eliminação (4-1, 0-3) quando a classificação parecia garantida ainda dói, mas também aumenta a motivação.

LEIA MAIS:

Apesar da vitória em Manchester, Valverde promete Barcelona agressivo no Camp Nou

Após se lesionar durante vitória, Neuer desfalca Bayern por duas semanas

Dois dias após cirurgia, Pelé ganha alta de hospital em São Paulo

"A eliminação da Champions ficou entalada, principalmente pela forma como aconteceu", advertiu Messi no início da temporada. "Vamos dar tudo para que essa copa tão linda e tão desejada volte para o Camp Nou".

Chegar às quartas de final já é um hábito para a equipe catalã, presente na fase há doze temporadas, um recorde. Mas nas últimas cinco temporadas, conseguiram superar essa fase apenas uma vez, em 2015, o ano de seu quinto título da Liga dos Campeões.

Esperanças depositadas em Messi

"Todos querem que existam ciclos vencedores de maneira permanente e isso não se consegue nunca", disse o técnico azulgraná Ernesto Valverde.

O treinador parece ter aprendido a lição romana: no ano passado, entre os jogos de ida e de volta das quartas, não deu descanso a seus jogadores que acabaram sentindo na capital italiana, e sofreram a última derrota em 19 partidas do torneio.

Desta vez, todos descansaram no sábado na partida contra o Huesca, em que o time reserva ficou no empate em 0 a 0, com a Liga espanhola praticamente decidida a favor do clube catalão.

Entre os habituais reservas, o destaque foi o francês Ousmane Dembélé, que voltava de uma lesão e se firmou como uma opção que pode ser levada em conta na terça-feira.

Mas se alguém representa as esperanças do Camp Nou é o sempre indispensável capitão Messi, em estado de graça permanente: 43 gols em 41 partidas nesta temporada, oito deles na Liga dos Campeões. "Nós esperamos muitas coisas de Leo, ele sempre aparece", afirmou o técnico antes da partida em Manchester.

E o argentino confirmou a tese em Old Trafford, iniciando a jogada do gol contra de Luke Shaw. O cinco vezes vencedor da Bola de Ouro sofreu uma pancada forte no nariz, e o descanso no fim de semana acabou sendo benvindo.

Solskjaer: "Podemos avançar"

A terça-feira será o momento de saber se as eliminações do Barça nas quartas são uma infeliz coincidência ou uma tendência. De saber se pode reeditar a tríplice coroa Liga-Copa-Champions de 2009 e 2015.

De saber também se o domínio dos clubes espanhóis na Europa, vencedores das últimas cinco edições (quatro do Real Madrid e uma do Barcelona) vai chegar ao fim em benefício dos clubes ingleses, que estão com uma forte presença nestas quartas.

Mas para isso o Barça vai precisar superar o United, que já sabe o que é virar fora de casa depois de ter perdido no Old Trafford. Foi no mês passado, no estádio do Paris Saint-Germain (0-2, 3-1).

Foi a primeira grande façanha do treinador e ex-jogador Ole Gunnar Solskjaer, que também tem experiência em viradas no Camp Nou: um gol marcado por ele deu aos 'Diabos Vermelhos' a vaga na final da Champions de 1999 em Barcelona contra o Bayern de Munique (1-2), em uma partida que os ingleses perdiam até o último minuto regulamentar da partida.

"A atuação em Paris nos dá esperanças de que podemos avançar", disse ele. "Mas ir ao Camp Nou é um grande desafio. É uma proeza ainda maior", insistiu o técnico norueguês que para o duelo terá o atacante chileno Alexis Sánchez disponível após se recuperar de uma lesão que o afastou durante seis semanas.

"Podemos nos classificar", disse por sua vez a estrela francesa Paul Pogba, pouco brilhante no jogo de ida mas que vem sendo acompanhado de perto na Espanha, onde é cortejado pelo Real Madrid.

Com os antecedentes do rival e as feridas de Roma ainda na memória, os catalães preferem ser prudentes. "O resultado não é definitivo. Temos que fazer nosso jogo e não temos por que especular com o marcador", advertiu Valverde.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias