Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Flamengo pede reconsideração no STJD por vaga no mata-mata

Diego Borges
Diego Borges
Publicado em 22/03/2019 às 13:39
"É Flamengo de Arcoverde brigando com Federação e TJD", afirma o advogado. Foto: Diego Nigro/JC Imagem
"É Flamengo de Arcoverde brigando com Federação e TJD", afirma o advogado. Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Por Diego Borges, da editoria de Esportes do Jornal do Commercio

O STJD indeferiu o pedido do Flamengo de Arcoverde para suspender a partida do próximo domingo entre Petrolina e Sport, pelas quartas de final do Campeonato Pernambucano. Mas o caso está longe de ter um fim. O corpo jurídico do Tigre entrou com um pedido de reconsideração nesta sexta-feira, em mais uma tentativa de recuperar os 13 pontos perdidos a partir da escalação irregular do jogador Edmilson Júnior.

Em entrevista ao comentarista Maciel Júnior, da Rádio Jornal, o advogado João Marcelo Neves, representante do Flamengo, afirmou que embora seja difícil conseguir a suspensão da partida e ganhar a vaga no mata-mata para enfrentar o Sport, o clube ainda reúne expectativas de evitar o rebaixamento para a segunda Divisão do Pernambucano.

LEIA MAIS

Com um forte ataque, Ceará é uma difícil missão para o Santa Cruz

Sammir ganha voto de confiança, mas aguarda estreia e renovação

Técnico do Santa Cruz cobra “concentração e preparação” nos jogos decisivos

"Como derradeira medida, o clube apresentou um pedido de reconsideração do despacho (do STJD), porque a decisão foi equivocada. O relator não abordou diversos pontos que apresentamos. Tecnicamente, achei uma decisão muito vaga e omissa. Reconheço que é uma situação muito difícil, com uma chance de 90% de chances para o Petrolina disputar as quartas de finais. Mas a gente se mantém na expectativa de evitar o rebaixamento, uma vez que o clube pode recuperar os pontos quando acontecer o julgamento do mérito", pontuou o advogado, antes de comentar o indeferimento.

"O Flamengo está sendo podado de disputar o Pernambucano no tapetão. No extra-campo. A gente pediu a suspensão do jogo para que julgassem o mérito. O que chamou a atenção é que ele (relator) reconhece como incontroverso que o Flamengo pediu a certidão no dia 18 de janeiro e só recebeu a informação do dia 8 de fevereiro. Foram 20 dias de espera. O Flamengo não ia escalar nenhum jogador nesse tempo?", questiona João Marcelo Neves.

PROBLEMAS DE CONSULTA

Como rege o Artigo 49 do Regulamento Geral de Competições da CBF, os clubes têm o dever de responder pela condição de jogos dos atletas, assim como possíveis punições pregressas. Embora reconheça a responsabilidade do clube, o representante jurídico se queixa da operação da Federação Pernambucana de Futebol para fornecer informações às equipes.

"Aí onde eu trago o entendimento da primeira comissão do TJD quando absolveu o Flamengo, por ter tomado todas as medidas necessárias sobre as condições dos atletas. É responsabilidade do clube, mas ele tem que demonstrar iniciativa e tem que ter meio para descobrir isso, que são as certidões", aborda João Marcelo.

Ainda de acordo com o advogado, o procedimento de consulta deveria ser de rápida execução. "Quem está na Federação sabe. Chegando lá, demora nem meia hora. Recebe a certidão na mesma hora. Quem vive o futebol sabe disso. É inconcebível que a Federação demore 20 dias para isso." E aponta a suspensão de uma certidão emitida pelo TJD, onde havia sido declarado que nada constava de punição ao jogador.

"O Tribunal emitiu a certidão de que Edmilson Junior estava regular. Nada constava. Aí, depois o presidente disse que as certidões emitidas estavam suspensas. O Flamengo não tem culpa. É Flamengo de Arcoverde brigando com Federação e TJD. A briga é essa", ressalta.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias