Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

As situações de Náutico, Santa Cruz e Sport para a última rodada do PE2019

Diego Borges
Diego Borges
Publicado em 15/03/2019 às 9:59
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Por Diego Borges, da editoria de Esportes do Jornal do Commercio

A vitória do Santa Cruz por 1x0 sobre o Central, ontem, completou a oitava rodada do Campeonato Pernambucano, definindo assim os quadros de possibilidade para cada equipe na próxima fase do Estadual. Matematicamente, seis times classificados, um rebaixado e vaga para a Série D ainda em aberto.

Dois jogos deste final de semana envolvem diretamente os quatro primeiros colocados, Central e Sport duelam no Lacerdão, em caruaru, enquanto Náutico e Santa Cruz realizam o terceiro clássico da temporada entre as duas equipes, novamente nos Aflitos. Confira quadro a quadro a situação de cada clube.

LEIA TAMBÉM

Allan Dias marca de falta e Santa Cruz vence Central no Arruda

Aos 38 anos, Durval pode encerrar carreira por problema no joelho

SPORT

Líder com 18 pontos, já tem presença garantida entre os quatro melhores e jogará as quartas de final na Ilha do Retiro. Contra o Central, um empate é suficiente para se manter ao menos entre os dois melhores da primeira fase, o que também garantiria uma eventual semifinal em casa. Em caso de derrota, é ultrapassado pela Patativa e e por Náutico ou Santa Cruz.

NÁUTICO

Perdendo a liderança para o Sport apenas no saldo de gols, com os mesmos 18 pontos, o Náutico precisa torcer por um tropeço do Leão e pontuar contra o Santa Cruz, ou em caso de vitória de ambos, marcar três gols a mais que o Sport sobre o Tricolor. Um simples empate garante a presença no G2, mas uma derrota complica as chances de jogar uma possível semifinal nos Aflitos.

SANTA CRUZ

Com 16 na tabela, o Santa pode alcançar até a liderança se vencer o Náutico, desde que o Sport não vença o Central, ou até mesmo não seja ultrapassado no saldo em caso de vitória da Patativa (ambos têm quatro positivos). Empate garante vaga no G4 e uma derrota pode derrubar o time para a parte de baixo e jogar fora de casa já nas quartas de final, caso o Salgueiro vença o Petrolina.

CENTRAL

Também ameaçado pelo Salgueiro e com os mesmos 16 pontos dos corais, o Central depende apenas de si para chegar ao G2. E pode até alcançar o topo, mas precisaria vencer o Sport e torcer para que o Santa supere o Náutico por um placar menor que o seu. Empate elimina as chances de ultrapassagem pelo Carcará, mas não garante uma eventual semifinal no Lacerdão, assim como na eliminação sobre o Sport em 2018. Derrota é o pior dos cenários para a Patativa, que pode inverter o mando de campo das quartas.

SALGUEIRO

Sedento por uma vaga no G4, o Salgueiro recebe o Petrolina em casa para somar três pontos e torcer por derrotas de Central e Santa Cruz. Tarefa que pode ser complicada pela Fera Sertaneja, que já aprontou neste ano como visitante, quando acabou com a invencibilidade do Central em pleno Lacerdão.

CORUJA A UM PASSO DA SÉRIE D

AFOGADOS

Fundado em 2013, o Afogados é o caçula entre os participantes e pode realizar um feito inédito já em sua terceira participação na elite estadual. Com Central e Salgueiro já garantindo duas vagas para a Série D de 2020, a Coruja do Pajeú está a um passo de garantir a terceira vaga como representante estadual. No confronto direto contra o Vitória, na Arena, pode até perder por um gol de diferença, desde que o Petrolina não goleie o Salgueiro. Vale lembrar que, em caso de acesso de Central ou Salgueiro no Nacional deste ano, Pernambuco ganha mais uma vaga.

VITÓRIA

Precisa vencer o Afogados por dois gols de diferença ao menos para roubar a sexta colocação e voltar a disputar a Série D no ano que vem. Pode ser ultrapassado pelo Flamengo de Arcoverde, porém punição imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva-TJD praticamente garante a presença na próxima fase.

PETROLINA

Ainda tem chances remotas de disputar o Brasileiro de 2020, mas precisa golear o Salgueiro e torcer por um triunfo do Vitória por placar mínimo. Também pode ser ultrapassado pelo Flamengo de Arcoverde matematicamente.

FLAMENGO DE ARCOVERDE

Só um milagre evitaria o rebaixamento do Flamengo de Arcoverde. Enfrenta o já rebaixado América na última rodada e precisa vencer, além de secar por derrotas de Vitória e Petrolina. Caso isso aconteça, ainda vai precisar de uma decisão favorável na instância superior, o STJD, para que seja revertida a perda de 13 pontos, aplicada pelo TJD como punição por escalação irregular do jogador Edmilson Junior.

AMÉRICA

Já rebaixado com um único ponto conquistado e sete derrotas, ao Periquito resta jogar pela honrosa história da camisa alviverde conta o Flamengo e aguardar o resultado do julgamento do time sertanejo para terminar o Pernambucano ao menos fora da lanterna.

JOGOS DA RODADA 9

Central x Sport

Náutico x Santa Cruz

Salgueiro x Petrolina

Vitória x Afogados

Flamengo x América

OBS: Todos os jogos agendados para as 16h do domingo (17).

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias