Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Santa Cruz e Vitória fecham parceria no futebol feminino

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 12/03/2019 às 19:49
Tricolor das Tabocas estreia no Brasileiro A1 neste domingo (17). Foto: Divulgação/Vitória
Tricolor das Tabocas estreia no Brasileiro A1 neste domingo (17). Foto: Divulgação/Vitória

Há cerca de dois anos, o Santa Cruz encerrou seu departamento de futebol feminino. Agora, o clube voltará a ser representado por mulheres dentro de campo. Nesta terça-feira (12), o presidente tricolor Constantino Júnior e o presidente Paulo Roberto, do Vitória das Tabocas, confirmaram a parceria fechada entre os clubes para a disputa do Campeonato Brasileiro Feminino da Série A1, que começa no próximo fim de semana.

"Está fechado, vamos disputar. A CBF permite a parceria de clubes. Como o Vitória é o detentor da vaga, participou da Libertadores, vice-brasileiro, tem know-how. É uma parceria que coloca a gente em uma condição de valorizar a mulher, uma das premissas da gestão. Mesmo com dificuldade, vamos fazer isso para atender a demanda, a valorização do futebol feminino", disse Constantino.

LEIA MAIS:

Saída do Brasileiro Feminino pode causar exclusão do Sport no masculino

Atletas do Santa Cruz focam em conseguir melhor colocação no Estadual

Tradição da camisa nove do Santa Cruz viva com Pipico

Na opinião do presidente do Vitória, a união é benéfica para o futebol pernambucano. Ele cita três fatores: o ranqueamento do Tricolor das Tabocas, melhor do Nordeste, e da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), que já foi 2ª e hoje é 3ª justamente pelas campanhas do time.

"Junta o Vitória com um clube de grande torcida, um dos grandes do Nordeste que é o Santa Cruz. Um dos grandes clubes do Brasil, de camisa. O Vitória tem tradição de ser hepta campeão pernambucano, vice brasileiro por duas vezes, Libertadores, único time do Nordeste a disputar duas Libertadores", comentou Paulo Roberto. O torneio continental teve a presença da equipe pernambucana nas edições 2012 e 2014.

Além das questões esportivas, os dois presidentes salientaram o empoderamento da mulher no ambiente esportivo. "As pessoas tem que entender o seguinte: não é fazer favor ao futebol feminino, é saber que futebol feminino é um futebol que cresce no mundo, o Vitória tem condições de ser time de primeira divisão do futebol brasileiro e agrega ao próprio futebol brasileiro a marca do Santa Cruz", destacou Paulo Roberto.

vitória santa cruz Equipe terá camisa desenhada especialmente para a modalidade. Foto: Divulgação/Vitória

Uma camisa nova está sendo desenhada para os jogos, mas só deve estrear após a primeira rodada. Perfis das atletas também serão divulgados nas páginas do Santa Cruz. As ações para chamar a torcida para os jogos também contarão com a presença das jogadoras. "Vamos deixar tudo organizado e dar o valor necessário que achamos importante da mulher no contexto do futebol", emendou Constantino.

Para o Santa Cruz, além da disputa da Primeira Divisão Feminina, fica também o já cumprimento de uma demanda da CBF para a próxima temporada em caso de acesso. A partir de 2020, clubes que disputarão a Série B masculina vão precisar manter uma equipe feminina. A junção não é novidade no Brasil. Flamengo, Atlhético-PR e Palmeiras, por exemplo, realizaram a ação, pois a obrigatoriedade para a Série A passa a valer nesta temporada.

"Questão financeira, informações contábeis, adequação do estádio. Nos preparando para chegar à Série B 2020 organizados. Não vai deixar de disputar por não ter o time. Bom para o Santa Cruz, time de camisa, ter o respeito em competição nacional como o Vitória, que ganha camisa e a torcida do Santa", completou o mandatário coral.

Dentro de campo, o time traz de volta a colombiana Marcela Restrepo, jogadora da seleção de seu país. Sem revelar nomes, Paulo Roberto afirmou que outras atletas com passagem pelo clube vão voltar. Para a comissão técnica, Diego de Deus e Beto Coelho ganham a companhia do técnico Márcio Oliveira, ex-técnico da Seleção e do São José.

"Tanto eu como Tininho estamos juntamente com todos os nossos diretores, tanto do Santa como do Vitória, levando o nome do futebol feminino de Pernambuco. O Santa Cruz juntou mais essa Vitória", pontuou Paulo Roberto.

Assim como o time masculino do Vitória, a equipe Vitória/Santa Cruz também mandará seus jogos na Arena de Pernambuco. O primeiro jogo é neste domingo (17). A equipe recebe o Internacional, às 15h. A árbitra FIFA Débora Cecília apita a partida. Este jogo, porém, ainda está marcado para Chã Grande, pois a equipe masculina recebe o Afogados no estádio de São Lourenço da Mata pela última rodada da primeira fase do Campeonato Pernambucano.

Este ano, o Campeonato Brasileiro Feminino da Série A1 tem apenas um grupo com 16 clubes na primeira fase, disputada em pontos corridos em turno único. Depois, quartas, semis e final em jogos de ida e volta.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias