Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Após punição, Chelsea só poderá contratar novamente em junho de 2020

Klisman Gama
Klisman Gama
Publicado em 22/02/2019 às 10:20
Foto: BEN STANSALL / AFP
Foto: BEN STANSALL / AFP

Nesta sexta-feira, a Fifa anunciou uma pesada punição ao Chelsea. A entidade máxima do futebol descobriu que o clube londrino está violando regras para assinar com jogadores que têm menos de 18 anos. A pena dos Blues será a proibição de contratar atletas no mercado de transferência em nas duas próximas janelas. Ou seja, desta forma, só poderá adquirir novos jogadores a partir de junho de 2020. Neste período, a equipe do belga Eden Hazard só poderá vender peças do seu elenco.

Não só a proibição, o Chelsea também recebeu multa em cerca de 530 mil euros (R$ 2,25 milhões).  A Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês) terá também de pagar 450 mil euros (R$ 1,92 milhão). Os Blues receberam um prazo de 90 dias para regularizar a situação dos jogadores menores de idade. Porém, o clube já anunciou que irá recorrer desta decisão para o Comitê de Apelação da Fifa. Caso seja necessário, recorrerá à Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês).

A investigação começou em janeiro, pelo modo que o Chelsea negociou para contratar com mais de 100 atletas menores de 18 anos. O jornal britânico The Guardian revelou que a entidade encontrou 29 violações do Artigo 19, que trata das infrações mais graves relacionadas aos registros de menores.

A legislação

A regra da Fifa diz que os clubes só podem contratar jogadores estrangeiros, com menos de 18 anos, caso os pais deles se mudem para o país de destino, por motivo não ligado ao futebol. Ou, em outro caso, se clubes e jogadores estiverem a menos de 50 quilômetros da fronteira do país de origem do jovem. A exceção da entidade se aplica para transferências de atletas entre 16 e 18 anos feitas dentro da União Europeia.

A resposta dada pelo Chelsea é que, de todos os jogadores apontados, somente alguns assinaram contratos com o clube. Outros passaram apenas por testes.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias