Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Só com candidatos de oposição, sócios do Sport elegem novo presidente nesta terça

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 17/12/2018 às 20:32
Fotos: JC Imagem.
Fotos: JC Imagem.

Pouco mais de 14 mil sócios do Sport estão aptos a escolher o presidente que terá muito trabalho no biênio 2019/2020 depois de um rebaixamento para a Série B acompanhado de uma grave crise financeira. Além do desafio, a eleição desta terça-feira (18) terá um caráter inédito, pois pela primeira vez o grupo que comanda o clube não será representado por nenhum candidato. Os dois postulantes, ambos colocando-se como oposição são o empresário Milton Bivar, da chapa 'Sport do Povo'; e o advogado Eduardo Carvalho, da 'Sport, uma Razão para Viver'.

A atual gestão chegou a lançar o vereador do Recife, Augusto Carreras, como candidato na chapa que recebeu o nome de 'Sport de Todos'. Porém, menos de uma semana depois do lançamento, Carreras divulgou uma nota oficial, desistindo da disputa.

As urnas serão abertas às 8h na sede social da Ilha do Retiro e todos os sócios adimplentes e com pelo menos um ano no quadro, estarão aptos a votar. O encerramento será às 18h, quando começará imediatamente a apuração. O resultado deve sair entre 20h30 e 21h.

As propostas

Muitos pontos são encontrados em comuns, mas os postulantes ao cargo máximo leonino enfatizaram algumas propostas durante o período de campanha, após o encerramento da campanha do time no Brasileirão. Milton, apoiado por um grupo de ex-presidentes, centra fogo no futebol, pois era o comandante na conquista da Copa do Brasil, há dez anos. A promessa do grupo é fazer com que o Sport torne-se uma fábrica de jogadores com dois objetivos: alimentar o time profissional e gerar receitas futuras com negociações.

Para o futebol profissional, Milton já afirmou que gostaria de ter um profissional, mas tudo dependeria da capacidade de pagamento que o clube teria para bancar esse cargo. Para o time, o técnico com quem ele conversa é o ex-comandante do Náutico e do Figueirense, Milton Cruz. O próprio Milton confirmou o contato durante o curso para treinadores da CBF, na semana passada.

No clube, ele pretende manter modelo atual, com um CEO para administrar o dia a dia. O nome cotado para essa função é de Marcelo Sant'Anna, ex-presidente do Bahia.

De seu lado, Eduardo tem enfatizado a necessidade de um levantamento detalhado nas contas do Sport nos últimos dois anos. Ele criticou duramente a falta de transparência da gestão atual. Se for eleito, promete um relatório para os sócios com todos os gastos detalhados a cada dois meses.

"O principal desafio é recuperar a credibilidade do clube. Vamos fazer tudo com os pés no chão. Estamos muito preocupados com as finanças do Sport. Nosso compromisso é fazer uma perícia nas contas assim que entrarmos no clube para saber o tamanho do buraco. Precisamos saber a nossa realidade. Renegociar o passivo e movimentar o fluxo de caixa, investindo em marketing e no departamento comercial", disse.

Assim como seu adversário ele também pretende manter o cargo de CEO. A profissionalização do clube, inclusive, é uma marca que ele pretende colocar. O executivo de futebol, inclusive, já foi anunciado: Cleber Giglio. De acordo com o candidato, ele já está em contato com representantes de atletas do atual elenco que interessam ao grupo.

Farpas

Como não poderia deixar de ser, houve muita crítica de parte a parte. Eduardo acusou Milton de fazer parte do grupo que comanda o Sport atualmente, com o argumento de que ele foi convidado para assumir a vice-presidência de futebol no início do ano. Outro ponto atacado pelo candidato é que seu rival quer uma gestão amadora no futebol.

"O sócio precisa entender que é preciso caminhar para a frente. O Sport não precisa andar para trás, num projeto ultrapassado, que foi vitorioso, sim, reconheço, pois também fiz parte daquela campanha. Mas a gente não poe admitir que o Sport seja administrado de forma amadora", disse.

Milton esperou até a véspera da eleição para atacar o oponente, a quem chamou de "mentiroso". "Ele disse que foi vice jurídico na minha gestão, mas era só um diretor. É amigo de Martorelli e passou um ano e meio com Martorelli. Foi ele quem trouxe Falcão tomando vinho e pedindo banheiro separado. É um cara falastrão, desrespeitou minha idade dizendo que sou ultrapassado. Passei muito tempo só ouvindo, mas agora não aguento mais não".

Os candidatos

Milton Bivar, empresário, 66 anos.

Foto: Filipe Farias/Jornal do Commercio

Chapa 'Sport do Povo'.

Vice: Carlos Frederico.

Presidente do Conselho: Fernando Pessoa.

Eduardo Carvalho, advogado, 53 anos.

Sport Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem.

Vice: Bruno Lacerda.

Presidente do Conselho: Leonardo Coelho.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias