Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Aldyr Schlee, o criador da camisa da seleção brasileira morre aos 83 anos

Tiago Morais
Tiago Morais
Publicado em 16/11/2018 às 17:43
Schlee venceu um concurso do jornal carioca "Correio da Manhã" para definir as cores do uniforme da seleção em 1953. Foto: Prefeitura de Pelotas-RS
Schlee venceu um concurso do jornal carioca "Correio da Manhã" para definir as cores do uniforme da seleção em 1953. Foto: Prefeitura de Pelotas-RS

Morreu, nesta quinta-feira à noite, aos 83 anos, em Pelotas, no Rio Grande do Sul, Aldyr Schlee, o criador da camisa da seleção brasileira. Há dez anos, o escritor sofria de câncer de pele e há uma semana estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa, na cidade gaúcha.

Schlee venceu um concurso do jornal carioca "Correio da Manhã" para definir as cores do uniforme da seleção em 1953. Três anos antes, o Brasil perdera a final da Copa do Mundo em casa para o Uruguai e a camisa branca foi aposentada.

Como prêmio, Schlee, que fez mais de uma centena de esboços, ganhou um estágio no jornal e o equivalente a R$ 20 mil. A estreia da camisa foi em 1954. Passados 64 anos, a camisa da seleção é a mais conhecida do esporte em todo o mundo.

Brasil jogada de branco e azul

Após a Copa do Mundo de 1950, a Confederação Brasileira de Desporto organizou um concurso para escolher a nova camisa da Seleção Brasileira. Até então, o Brasil jogava de camisas brancas com detalhes em azul. O modelo proposto por Schlee foi o grande vencedor e acabaria se eternizando como o manto da Seleção mais vitoriosa do futebol mundial.

A estreia da camisa amarela foi nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1954. E já começou dando sorte. Em Santiago, o Brasil visitou o Chile e venceu por 2 a 0, com dois gols de Baltazar, o Cabecinha de Ouro.

De lá para cá, a Amarelinha acompanhou a Seleção Brasileira em glórias sem fim. Quatro dos cinco títulos mundiais vieram com o Brasil de amarelo, assim como o ouro olímpico e tantas conquistas sul-americanas.

Foto: Arquivo CBF

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias