Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Projeto de modernização da Ilha do Retiro pode sair do papel com investimento europeu

Tiago Morais
Tiago Morais
Publicado em 29/10/2018 às 20:27
Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem
Ilha do Retiro esteve completamente lotada desde as oitavas de final. - FOTO: Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem

O grande sonho rubro-negros dos últimos anos, é ter uma casa nova, ou ao menos reformada. Tratado como renovação da sede do Sport Club do Recife, o projeto está parado por um motivo muito singular a similar ao de vários empreendimentos: a falta de recursos.

"Nós passamos por uma crise muito grande nos últimos anos, e esperamos agora que a economia volte a crescer e os clubes também evidentemente, voltem a crescer, com melhorias de receitas, de patrocínio e também com crescimento do seu patrimônio", disse Gustavo Dubeux, hoje vice-presidente executivo do clube, e mandatário da última grande reforma na Ilha do Retiro, a curva que foi apelidada com seu sobrenome, e que ele considera na verdade, um paliativo. Após isso, a intervenção feita com projeto de 2016, foi uma readequação do estádio para melhorar a acessibilidade ou para fazer mesmo, fluir o fluxo de pessoas na Ilha.

Uma das plantas do projeto de reestruturação e acessibilidade da Ilha do Retiro. Foto: Reprodução/Jaime Portugal Arquitetura

Projeto no mercado

Em 2013, o Conselho de Desenvolvimento Urbano do Recife - CDU, órgão da Prefeitura do Recife, deu parecer para o projeto depositado para análise que previa em sua composição será de uma Arena de Multiuso, um Salão de Exposição, um Hotel, dois Empresariais, um Clube e um Shopping Center, com o custo de R$ 750 milhões, mesmo aprovado pela Prefeitura do Recife,

Após o rompimento com a Engevix ainda em 2016, foi ajustada uma parceria para a contratação dos serviços da Ernst & Young-EY, uma das grandes empresas no ramo de consultorias, ainda na gestão de João Humberto Martorelli, e apresenta novos resultados incluindo um contato para investimento de um grupo europeu que já está na mira dos rubro-negros.

"Existe um projeto em desenvolvimento, com uma empresa contratada para ver a melhor solução, e tem um "founding", que agora com a economia melhorando, acho que o Sport vai realizar esse grande sonho. Então isso é muito importante que ocorra, porque o Sport é clube de 113 anos que precisa estar em crescimento", afirmou Dubeux.

Patrimônio do Sport precisa ser rentável

Destacando que o Sport precisa crescer como clube, o VP leonino, apontou evoluções na construção e ampliação do CT, informatização dos departamentos e criação de grupos de trabalho especializados como o NEPRE - o núcleo integrado com profissionais que atuam no trabalho de recuperação e tratamento de lesões com estrutura e tecnologia de ponta. No entanto, o que Gustavo Dubeux aponta, é que o patrimônio do Sport precisa apresentar rendimentos, ser viabilizado de forma a render para que o Sport possa devolver aos seus sócios e torcedores um melhor conforto nas instalações da Ilha do Retiro.

"Nós tivemos um crescimento nos últimos 10 anos, o Sport passou a ter um CT que o faz não ter inveja a nenhum clube no Brasil, passou a ser um clube profissional. Nós estamos hoje numa condição, de estar totalmente informatizado, há muitas outras coisas. Agora o que precisa fazer é que aquele grande patrimônio que é o seu terreno, precisa ter renda daquilo tudo, e é nisso que se está trabalhando", finalizou Dubeux.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias