Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Time da elite do futebol argentino terá primeira presidente mulher

Maria Lua Ribeiro
Maria Lua Ribeiro
Publicado em 18/09/2018 às 7:10
Foto: Reprodução/Twitter
Foto: Reprodução/Twitter

A Série A do futebol argentino terá a primeira mulher à frente de um clube. O Banfield será comandado por Lucía Barbuto, contadora na atual gestão do time - ela substituirá o atual presidente, Eduardo Spinosa. Após ter sido a única a lançar candidatura para disputar o cargo, Lucía foi oficializada como a primeira mulher na elite do futebol do país ao presidir um time, na sexta-feira passada (14).

Outras mulheres já foram mandatárias em clubes que lutaram pelo acesso na história do futebol argentino, mas Lucía marcará história ao assumir a primeira equipe que disputa a principal competição do país. Formada por 26 times, o Banfiled ocupa atualmente a 9ª colocação na Série A.

"Tenho a responsabilidade de potencializar os acertos no futuro. Nosso objetivo é que o Banfield seja o melhor clube do país", afirmou a futura presidente do clube. Aos 33 anos e formada em obstetrícia, Lucía assumirá o cargo oficialmente no próximo dia 6 de outubro.

LEIA MAIS:

Depois da Lazio, outra organizada italiana proíbe mulheres nas primeiras fileiras do estádio

ONU nomeia Marta embaixadora da Boa Vontade para mulheres e meninas

A pedido da mulher grávida, capitão da Suécia atuará contra a Inglaterra

Beijos à força e assédio: mulheres enfrentam sexismo no Mundial

Brasileiro que constrangeu mulheres na Rússia durante a Copa é demitido

Outras representantes

O Brasil e outros países do mundo já tiveram mulheres no cargo máximo de um clube, a exemplo da ex-nadadora Patrícia Amorim, que comandou o Flamengo no triênio de 2009 até 2012. Outra brasileira que pretende assumir um clube é a empresária Leila Pereira, de acordo com informações do UOL Esportes.

Principal patrocinadora do Palmeiras, Leila pretende chegar ao cargo no Alviverde a partir de 2021. Outros exemplos de times que tiveram mulheres na presidência, foram Olympique de Marselha, campeão continental em 1993, além do Valencia, vice-campeão em 2000 e 2001.

Alona Barkat (Israel): nesta temporada um time israelense também estreou o comando feminino. O atual bicampeão de Israel, Hapoel Be'er Sheva, tem Alona Barkat como presidente. Além do cargo, ela é proprietária do clube desde 2007. Com 11 anos à frente do clube, a equipe saiu da Segunda Divisão nacional, além de transformá-lo no time mais poderoso do futebol local da atualidade. Historiadora que fez fortuna no Vale do Silício, Alona é irmã do Nir Barkat, prefeito de Jerusalém desde 2008.

Foto: Divulgação

Amaia Gorostiza (Espanha): a presidente do Eibar está no comando do clube desde 2016. Ela assumiu o cargo depois da renúncia de Álex Aranzábal, tendo sido reeleita no ano passado. Na sua gestão, Amaia aproveitou para montar uma diretoria com bastante presença feminina. Dos dez principais cargos do clube, pelo menos metade são ocupados por mulheres. Sob o comando de Gorostiza, o time basco se consolidou na Primeira Divisão espanhola. Atualmente a equipe ocupa a 14ª colocação da La Liga.

Foto: Divulgação

María Victoria Pavón (Espanha): Victoria foi a responsável por tirar o Leganés da Terceira Divisão do futebol espanhol para a elite, na disputa de um dos campeonatos mais importantes do futebol mundial (La Liga), em um período de dez anos. Formada em administração esportiva, ela comprou o clube de sua cidade em dezembro de 2008 junto ao marido. Porém, ela assumiu o empreendimento e a presidência do Leganés.

Foto: Divulgação

Ekaterina Rybolovleva (França): a russa herdou do pai, o bilionário Dmitry Rybolovlev, 66,6% das ações do Monaco, atual campeão francês e semifinalista da Liga dos Campeões na temporada passada. A socialite e amazona russa, de 28 anos, é sócia majoritária do time do Principado. O presidente do Monaco é o própria pai de Ekaterina.

Foto: Divulgação

Mia Hamm (Estados Unidos): o Los Angeles FC, que estreou na atual temporada da Major League Soccer (MLS), tem Mia Hamm e o marido e ídolo no beisebol, Nomar Gaciaparra, como acionistas. Referência como uma das maiores jogadores do futebol mundial, a ex-atacante atuou em 276 partidas e marcou 158 gol pela seleção norte-americana. O grupo de proprietários da franquia que montou o clube conta também com o ex-jogador de basquete Magic Johson, o produtor de cinema Peter Guber e o ator Will Ferrell.

Foto: Divulgação

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias