Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Benfica pode ser excluído de competições por até três anos

Davi Saboya
Davi Saboya
Publicado em 05/09/2018 às 11:26
Foto: Divulgação/Benfica
Foto: Divulgação/Benfica

Por Diego Borges, da editoria de Esportes do Jornal do Commercio - Maior campeão do futebol português, o Benfica pode ser impedido de competir por uma determinação judicial que prevê de seis meses a três anos de suspensão das atividades do clube, segundo informação do jornal português Correio da Manhã. A medida faz parte de um pedido de pena acessória ao Benfica, que foi denunciado como pessoa jurídica junto ao o administrador Paulo Gonçalves, por suspeitas de prática de crimes de corrupção ativa e passiva, oferta ou recebimento indevido de vantagem, favorecimento pessoal, violação de segredo de justiça, violação de segredo por funcionário, peculato, acesso indevido, violação do dever de sigilo e falsidade informática.

As acusações fazem parte do processo judicial batizado como 'e-Toupeira', que investiga a suposta ação de funcionários do clube ao obter informações privilegiadas de processos jurídicos do Benfica e de clubes rivais, como Porto e Sporting.

LEIA MAIS

Thiago Silva diz ser referência para novatos e põe Neymar no topo

Tite indica defesa com remanescentes da Copa para amistoso

Cristiano Ronaldo é mais bem pago na Itália e supera sozinho 10 equipes

Segundo o comunicado do Ministério Público (MP) de Portugal, também publicado pelo Correio da Manhã, as ações investigadas ocorreram entre as temporadas 2016/2017 e 2017/2018. Para o MP, os acusados "puseram em risco a integridade do sistema informático da justiça, a probidade das funções públicas, os interesses da verdade e da lealdade desportiva e a integridade das investigações criminais."

A acusação, no entanto, ainda precisa receber a validação na Justiça e as sanções só podem ser aplicadas após ser decretada a condenação. Ainda assim, as consequências da investigação já começam a afetar o Benfica, com a queda no valor das ações em 9% desde a publicação da denúncia, chegando ao total de 13% acumulado e mais de três mil ações comercializadas.

Leia mais no JC Online

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias