O Facebook vai veicular em sua plataforma ao vivo todas as partidas do Campeonato Espanhol durante as próximas três temporadas (2018/19, 2019/20, 2020/21). Oito países do Sul da Ásia poderão acompanhar os jogos por meio da rede social. Todos serão transmitidos na página oficial no Facebook da La Liga, e dos próprios clubes. A primeira rodada do torneio inicia nesta sexta-feira (17), com os duelos entre Betis x Levante e Girona x Valladolid.
LEIA MAIS:
> David Silva segue passos de Iniesta e Piqué e se aposenta da seleção da Espanha
> Kalinic chega ao Atlético de Madrid e tenta encerrar polêmica com seleção croata
> Primeira rodada da Premier League tem mais do que o dobro da média de público do Brasileirão
"As 380 partidas da primeira divisão do futebol espanhol estarão disponíveis de forma gratuita para os usuários do Facebook em oito países: Afeganistão, Bangladesh, Butão, Índia, Nepal, Maldivas, Sri Lanka e Paquistão", informou a entidade organizadora da competição, La Liga, em um comunicado.
Aproximação
A nota ainda destacou a possibilidade da alternativa aproximar ainda mais os torcedores dos seus times por meio da transmissão. "Este acordo marca o inicio de uma nova Era na transmissão de eventos esportivos, fazendo com que a La Liga e seus clubes estejam mais perto do que nunca dos torcedores. Além dos jogos ao vivo, ofereceremos uma programação antes e depois dos jogos".
Programação
O Facebook montará um estúdio interativo com o apresentador Joe Morrison, de acordo com informações da agência espanhola EFE. Os programas também contarão com a participação de comentaristas, a exemplo do ex-jogador Michel Salgado.
O presidente da La Liga, Javier Tebas, enalteceu a parceria firmada com a rede social, e comemorou o fato de todos os torcedores da região poderem acompanhar os jogos gratuitamente. "A LaLiga é uma referência do futebol mundial e, portanto, é uma enorme satisfação para nós que o número de pessoas que poderá assistir às partidas ao vivo nesta região seja agora maior do que nunca e de forma gratuita por meio do Facebook".
Popularidade
A popularidade de dois dos maiores times, não apenas da competição espanhola, mas do mundo inteiro, fez com que o chefe de Programação de Eventos Esportivos Globais ao Vivo do Facebook, Peter Hutton, ressaltasse a importância desse acordo entre a plataforma e a Federação Espanhola de Futebol. O Barcelona tem mais de 102 milhões de curtidas na página oficial do clube, enquanto o Real Madrid tem 109 milhões de fãs.
"A LaLiga tem uma enorme presença global na nossa plataforma. Sua popularidade é especialmente visível no subcontinente indiano. Por isso, nos agrada enormemente poder dar cobertura à nossa comunidade de seguidores nesta região e oferecer a eles a transmissão ao vivo das partidas de forma gratuita pelas próximas três temporadas", afirmou.