Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

França bate a Bélgica por 1 a 0 e vai à terceira final da Copa do Mundo em 20 anos

Tiago Morais
Tiago Morais
Publicado em 10/07/2018 às 17:18
Zagueiro Umtiti fez o gol e comemorou com os companheiros franceses a vaga na decisão do torneio. Foto: Divulgação/FIFA
Zagueiro Umtiti fez o gol e comemorou com os companheiros franceses a vaga na decisão do torneio. Foto: Divulgação/FIFA

Na Copa do Mundo das zebras e das novidades, haverá tradição na final do próximo domingo. A França bateu a Bélgica por 1 a 0 nesta terça-feira, em São Petersburgo, e é a primeira equipe a garantir vaga na decisão do título. Os campeões mundiais de 1998 controlaram o ímpeto da sensação do torneio e mesmo com uma média de idade do elenco de apenas 26 anos, mostraram maturidade para provar que merecem, sim, disputarem a taça.

A vitória coloca a França na terceira final de Copa da sua história, todas nos últimos 20 anos. Se em 1998 e 2006 a equipe era liderada por Zidane e não chegou à decisão como grande favorito diante de Brasil e Itália, desta vez tem um repertório mais amplo de craques e o peso da expectativa. Quem eliminou Argentina, Uruguai e Bélgica faz a torcida esperar de forma eufórica por um dos azarões: Croácia ou Inglaterra.

O confronto entre dois países que tanto se conhecem ofereceu dificuldades aos técnicos. Em campo as duas equipes tinham jogadores companheiros em clubes como Chelsea, Tottenham e Manchester United. Na tribuna de honra, até a família real belga e o presidente francês dividiam espaço. Portanto, todos sabiam que seria difícil surpreender o adversário. Era preciso buscar um fator de desequilíbrio. A França aposta na velocidade e a Bélgica, na organização.

O jogo

Os belgas conseguiram dar trabalho aos adversários com um esquema mutante, o 3-4-3 com a posse de bola e o 4-3-3 para se defender. Chadli era o curinga pela direita para mexer com a formação. A estratégia possibilitava ao time estabilidade para forçar as jogadas pelo outro lado, na esquerda, quase sempre com Hazard. O camisa 10 foi autor de duas das três grandes chances de gol no primeiro tempo. O goleiro Lloris esteve bem.

A França só passou a dar trabalho depois de sofrer com os ataques belgas. A solução foi acelerar o jogo, ao avançar na correria de Pogba, para depois acionar Griezmann ou os dribles de Mbappé, que na melhor chance do primeiro tempo, deixou Pavard livre para chutar cruzado e fazer Courtois salvar o gol. O primeiro tempo acabou com os dois times mais soltos em campo.

A partida que parecia um jogo de xadrez precisava de algo para bagunçar o tabuleiro e dar dinamismo. O movimento perfeito para isso foi do francês Umtiti. O zagueiro se desmarcou após escanteio e em ótima antecipação subiu de cabeça para fazer 1 a 0, aos cinco minutos do segundo tempo. A partida ficou do jeito como a equipe queria. A Bélgica precisaria se arriscar e deixar espaço para a velocidade de Griezmann e Mbappé.

Ficha Técnica

França 1 X 0 Bélgica

França - Lloris; Pavard, Varane, Umtiti e Hernandez; Kanté, Pogba e Matuidi (Tolisso); Griezmann, Mbappé e Giroud (Nzonzi). Técnico: Didier Deschamps.

Bélgica - Courtois; Chadli (Batshuayi), Alderweireld, Kompany e Vertonghen; Witsel, Fellaini (Carrasco) e Dembelé (Mertens); De Bruyne, Hazard e Lukaku. Técnico: Roberto Martinez

Gol - Umtiti, aos 5 minutos do segundo tempo.

Árbitro - Andrés Cunha (Uruguai).

Cartões Amarelos - Hazard, Alderweireld, Kanté, Mbappé, Vertonghen.

Público - 64.286 torcedores.

Local- Arena Zenit, em São Petersburgo

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias