Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Inglaterra marca dois de cabeça, vence a Suécia e garante vaga na semifinal

Tiago Morais
Tiago Morais
Publicado em 07/07/2018 às 16:19
Maguire e Dele Alli selam vitória por 2 a 0 que classifica time britânico; adversário sairá do jogo entre Rússia e Croácia. Foto: Divulgação/FIFA
Maguire e Dele Alli selam vitória por 2 a 0 que classifica time britânico; adversário sairá do jogo entre Rússia e Croácia. Foto: Divulgação/FIFA

A Inglaterra está na semifinal da Copa do Mundo pela primeira vez desde 1990. A equipe venceu a Suécia neste sábado por 2 a 0 em Samara e garantiu o posto como uma das quatro melhores da Copa da Rússia. Agora espera o vencedor do confronto entre Rússia e Croácia às 15 horas. A semifinal inglesa será quarta-feira em Moscou.

Embora tenha evoluído bastante em termos táticos nos últimos anos, criando equipes capazes de variar bastante as jogadas ofensivas, a Inglaterra voltou às origens e venceu com jogadas aéreas. Os dois gols saíram assim. Os gols foram do grandalhão Harry Maguire, defensor do Leiscester que tem 1,94m, e o meia Dele Alli, um dos destaques do Tottenham.

O time inglês vem quebrando tabus neste Mundial. Os ingleses caíram nas quartas em seis das 14 edições de Copa que disputaram. Antes de voltar à semifinal depois de quase três décadas, a equipe superou uma decisão por pênaltis, diante da Colômbia, nas oitavas de final, após três fracassos em Copas do Mundo. Os ingleses tinham perdido todas: 1990, 1998 e 2006.

O JOGO

Os dois times começaram nervosos, errando muitos passes, o que não aconteceu nos jogos anteriores. Ambos sentiram o peso do jogo. Mesmo com jogadores mais técnicos, a Inglaterra demorou para impor seu jogo. A primeira chance da Inglaterra foi apenas aos 18 minutos quando Harry Kane chutou rasteiro de fora da área.

Na metade do primeiro tempo, o time inglês começou a jogar pelos lados do campo, o que aumentou as chances de gol. O deslocamento de Dele Alli e Sterling confundia a defesa sueca. Com isso, os ingleses chegavam com facilidade à linha de fundo e começavam a espremer o time da Súecia. Foi nesse contexto que saiu o primeiro gol. Após cobrança de escanteio aos 29 minutos, o zagueiro Harry Maguire subiu de cabeça no meio da área. O jogador do Leicester City nem precisou aproveitar a estatura para comprovar a histórica força dos ingleses no jogo aéreo. Ele ganhou o apelido de Búfalo de Gesso dos torcedores por causa do porte físico e das passadas largas. Chegou ao Leicester em junho de 2017 e, portanto, não participou da campanha do título inglês, um ano antes.

A Suécia tentou equilibrar as ações, adiantando as linhas de marcação, mas tinha muitas dificuldades para construir jogadas e explorava os lançamentos longos. Isso facilitava a ação da defesa da Inglaterra sempre com um jogador a mais na marcação.

Aos 44 minutos, nova grande chance da Inglaterra. Sterling recebeu belo passe de Sterling, entrou em velocidade no meio da zaga, tentou driblar o goleiro Olsen, mas perdeu a bola.

Com 57% de posse de bola e cinco finalizações contra apenas uma da Suécia, a Inglaterra domina a partida em Samara. O desafio para chegar à semifinal pela primeira vez desde 1990 é segurar a bola aérea da Suécia. Foi exatamente o que ocorreu com um minuto do segundo tempo quando Augustinsson conseguiu boa cabeçada o Pickford fez uma defesa extraordinária.

Foi uma das poucas vezes que os suecos chegaram com perigo. A Inglaterra conseguiu novamente se impor no jogo. Aos 14 minutos, Lingard recebeu na direita e cruzou para Dele Alli cabeceou com os olhos abertos para aumentar o placar e praticamente definir a classificação. O goleiro Jordan Pickford segurou dois bons ataques da Suécia e garantiu a vantagem segura até o final.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias