Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Torcedores kosovares arrecadam dinheiro para pagar multas de Shaqiri e Xhaka

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 26/06/2018 às 18:35
FIFA
Shaqiri é destaque na seleção da Suíça - FOTO: FIFA

Torcedores kosovares se solidarizaram aos jogadores da Suíça Xhaka, Shaqiri e Lichtsteiner, multados pela Fifa por fazerem gestos políticos nos gols que deram a vitória dos suíços sobre a Sérvia, na segunda rodada do grupo E. O trio usou as mãos para imitar uma águia de duas cabeças, símbolo da união das populações albanesas dos Bálcãs. Xhaka e Shaqiri têm origem kosovar. Lichtsteiner não, mas acompanhou os companheiros. A Sérvia não reconhece a independência de sua ex-província.

A campanha para levantar os recursos da multa foi organizada pela internet e precisa alcançar 10 mil francos suíços, o equivalente a R$ 39 mil para Xhaka e Shaqiri. A punição para Lichtsteiner foi menor: 5 mil francos (R$ 19 mil).

Leia mais:

> Fifa abre expediente contra técnico sérvio por declarações políticas

> Suíços de origem albanesa e kosovar comemoram gols com provocação à Sérvia

Um dos primeiros a doar foi o ministro kosovar do Comércio e Indústria, Bjram Hasani, que anunciou enviar todo seu salário, de 1.500 euros (1.729 francos). "Foram punidos apenas porque não esqueceram suas raízes, não esqueceram de onde vêm. O dinheiro não pode pagar a alegria que Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri nos deram ao celebrar com símbolo da águia seus gols na partida Suíça e Sérvia", disse.

Shaqiri nasceu no Kosovo quando o país era uma província sérvia de maioria albanesa. Sua família fugiu quando ele tinha um ano. Já Xhaka nasceu na Suíça, mas a origem de sua família é kosovar.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias