Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

"Neymar não é um extraterrestre, é um ser humano", afirma Raí

Maria Lua Ribeiro
Maria Lua Ribeiro
Publicado em 26/06/2018 às 15:16
Foto: Lucas Figueiredo/ CBF.
Foto: Lucas Figueiredo/ CBF.

AFP

"Às vezes temos a impressão de que Neymar é um extraterrestre, mas não, é um ser humano", afirmou à AFP Raí, campeão mundial com o Brasil em 1994 e para quem a pressão sobre o camisa 10 da Seleção beira o "limite do desumano". Ex-jogador do Paris Saint-Germain e do São Paulo, clube no qual atualmente é diretor esportivo, fundador da organização Gol de Letra, Raí acredita que se o Brasil jogar melhor contra Sérvia na quarta-feira "pode confirmar que é um dos favoritos ao título".

LEIA MAIS:

Tite afirma que time contra a Sérvia será o mesmo que enfrentou a Costa Rica

Gato profeta prevê que Argentina será eliminada da Copa pela Nigéria

Fifa divulga nova bola que será usada nas próximas fases da Copa da Rússia 2018

Melhor em campo

P: O que você pensa do início do Brasil na Copa do Mundo?

R: O Brasil tem uma grande equipe, sobre isto não há dúvida. Estava um pouco tenso na primeira partida (1-1 com a Suíça). Foi melhor na segunda partida (2-0 sobre a Costa Rica). Mas acredito que a equipe começa a relaxar e está mais livre para mostrar todo seu talento e suas capacidades. Se continuarmos assim (contra a Sérvia na quarta-feira), isto pode confirmar que o Brasil é um dos  favoritos ao título.

P: Você foi campeão do mundo em 1994 depois de chegar ao Paris Saint-Germain. Neymar vai viver algo parecido em 2018?

R: (Risos) Era outra época! Acredito que ele está construindo sua próprias história no PSG e espero que chegue ainda mais longe com o clube. Tem um autêntico potencial, em Paris sempre é importante ter um campeão do mundo. Espero que Neymar consiga, assim como outros jogadores do clube (Thiago Silva e Marquinhos), que também podem ser campeões.

P: Tite dá a impressão de armar uma equipe que não depende de Neymar, justamente para liberá-lo um pouco da pressão. O que pensa sobre isto?

R: Sim, efetivamente. Acredito que você tem razão. Para ser campeão do mundo, a equipe não deve depender apenas de Neymar. O  time tem Coutinho, Willian, Firmino, para não falar de Marcelo, que são jogadores de nível muito alto. Se queremos ser campeões do mundo precisamos que estes jogadores também sejam importantes.

P: As expectativas e a pressão sobre Neymar são enormes no Brasil?

R: Sim. No limite do desumano. É uma pressão incrível. Mas o que vai fazer com que supere esta pressão é o elemento colectivo. Se o Brasil jogar bem, será muito mais fácil para ele suportar a pressão e mostrar seu talento.

P: As imagens de Neymar chorando ao final da partida contra a Costa Rica provocaram reações. Considera que é um bom sinal mostrar suas emoções ou demonstra uma certa fragilidade?

R: Se é bom ou ruim, depende da maneira de ver as coisas. Às vezes temos a impressão de que Neymar é um extraterrestre, mas não, é um ser humano.

P: Quem o impressionou mais até o momento no Mundial?

R: (Pausa) A equipe que até agora demonstrou mais confiança é a Bélgica. Mas acredito que no momento das quartas de final, das semifinais, a experiência também conta. A experiência de chegar ao momento de vencer o Mundial. Os brasileiros, por exemplo, estão acostumados a isto. A Bélgica é no momento uma grande equipe, mas não sei se vão chegar à final ou não.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias