Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Clubes pernambucanos recebem certificado da CBF por destaque na formação de atletas

Maria Lua Ribeiro
Maria Lua Ribeiro
Publicado em 26/06/2018 às 9:53
Fotos: Sport Club do Recife e Clube Atlético Porto
Fotos: Sport Club do Recife e Clube Atlético Porto

Dois clubes pernambucanos, um da capital e um do interior, receberam o Certificado de Clube Formador (CCF) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por serem especializados na formação de atletas das categorias de base. O Sport Club do Recife e o Clube Atlético Porto, de Caruaru, são os únicos times do estado que possuem essa certificação. Desde de 2011, quando a lei foi alterada, os clubes passaram a ter a tarefa de portar esse documento para assegurar a formação dos jogadores com base nos critérios pedagógicos e estruturais.

A nível regional, além do Sport e do Porto, Bahia e Vitória aparecem possuindo este certificado. Ao todo, a nível nacional, 37 agremiações são reconhecidas na categoria A, com validade de dois anos, e duas na categoria B com validade de um ano.

LEIA MAIS:

Sport trabalha na revitalização do gramado da Ilha do Retiro

Sport: Magrão lembra que todos os adversários têm que ser encarados da mesma forma

Magrão aprova parada da Copa e fala sobre renovação com o Sport: “não pensei duas vezes”

Tanto o Rubro-negro recifense, quanto o Tricolor caruaruense vêm cumprindo as determinações da CBF, tendo os seus certificados renovados por mais dois anos, na categoria A.

O diretor das categorias de base do Sport, Geraldo Campello, explicou a avaliação da entidade máxima do futebol nacional neste quesito, no que se refere às categorias de base. “É uma avaliação rígida e o Sport vem cumprindo com competência, garantindo a renovação do seu certificado na categoria A – que tem exigência e validade maior (dois anos). Conseguimos o melhor desempenho exigido pela lei”, disse em entrevista ao site oficial do Sport.

Projeção

Ao cumprir essas exigências, o Porto, que carrega do título de Clube Formador,  (tem um dos maiores centros de treinamento do Nordeste, o Ninho do Gavião), concedido pela própria CBF, e o Sport, ganham reconhecimento e se beneficiam na formação e negociação de seus atletas para outros clubes.

“Este certificado assegura ao Sport os diretos dos atletas que são formados no Clube. Temos um contrato de formação com todos os jogadores da Base e isso garante que eles não saiam para outras equipes – principalmente do Sul e do Sudeste. Além disso, nos dá um percentual – previsto em lei – para vendas futuras, mesmo se o atleta já estiver em outro clube”, comentou o dirigente rubro-negro. “Isso é extremamente importante. Nos garante que o investimento que o Sport faz nas categorias de base tragam retorno para o clube”, finalizou.

Até antes da vistoria deste ano, possuiam os certificados da CBF das categorias A e B as seguintes agremiações:

CCF A: Ponte Preta (SP); São Caetano (SP); Ivoti (RS); Botafogo (SP); Botafogo (RJ); Vasco da Gama (RJ); Atlético Mineiro (MG);  Atlético Paranaense (PR); Porto (PE); Flamengo (RJ); Coritiba (PR); Criciúma (SC); Cruzeiro (MG); Desportivo Brasil (SP) ; Bahia (BA); Juventude (RS); Vitória (BA); XV de Piracicaba (SP); Figueirense (SC); Fluminense (RJ); Grêmio (RS); Goiás (GO); Novorizontino (SP); Mirassol (SP); Nova Iguaçu (RJ); Osasco (SP); Paraná (PR); PSTC (PR); Noroeste (ES); Red Bull (SP); Santos (SP); São Paulo (SP); Paraense (PA); Palmeiras (SP); Corinthians (SP); Internacional (RS); Sport (PE)

CCF B: América (MG); Chapecoense (SC); Avaí (SC); Ceará (CE); Tubarão (SC); Ferroviária (SP); Guarani (SC); Ituano (SP)

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias