Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Suíços de origem kosovar e albanesa comemoram gols com provocação à Sérvia

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 22/06/2018 às 17:15
FIFA
Shaqiri é destaque na seleção da Suíça - FOTO: FIFA

Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri marcaram os gols da Suíça na virada sobre a Sérvia, em partida válida pela segunda rodada do Grupo E, na tarde desta sexta-feira (22), terminada em 2x1. E, ao comemorar, os jogadores não esqueceram suas origens albanesa e kosovar, respectivamente, ao fazer uma águia com as mãos, símbolo da bandeira da Albânia.

Filho de albaneses, o meia Xhaka marcou o empate aos sete minutos do segundo tempo. O pai do jogador, Ragip, foi preso no ano de 1986 após participar de um protesto contra o domínio iugoslavo no Kosovo, com sentença de três anos e meio de prisão. Em 1990, a família se mudou para a Suíça.

LEIA MAIS:

Suíça vence a Sérvia de virada e embola o grupo do Brasil

Tite diz que Brasil ‘deu aula’ de futebol no segundo tempo

Tite leva tombo cinematográfico, vira meme e sofre uma lesão muscular

xhaka, suíça, sérvia Xhaka foi o autor do gol de empate. Foto: AFP

A virada pelos pés de Shaqiri veio aos 45 minutos. O meia foi alvo de provocações por parte de jogadores sérvios. Antes do embate, o atacante Mitrovic disse que "se ele é tão nacionalista, deveria jogar pela seleção do Kosovo". O suíço nasceu no país, cuja independência não é reconhecida pela Sérvia, e imigrou quando tinha apenas um ano de idade. Shaqiri também tem cidadania albanesa.

Além dos autores dos gols, o volante Valon Behrami também é nascido no Kosovo.

O pequeno país declarou independência em 2008, mas a Sérvia ainda considera a região parte do país, deixando o clima pesado entre as etnias. Cento e onze países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), de 193 integrantes, reconhecem o país. O Brasil não reconhece a independência do Kosovo.

Na Copa do Mundo, a Suíça encara a Costa Rica na última rodada do grupo. A equipe chega a quatro pontos e empata com o Brasil. A partida está marcada para a quinta-feira (27), às 15h, em Nizhny Novgorod.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias