Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Com gols de Coutinho e Neymar, Brasil vence a primeira e faz festa na Rússia

Tiago Morais
Tiago Morais
Publicado em 22/06/2018 às 11:01
brasil4 FOTO:

A primeira vitória. Com um gol de Phellipe Coutinho aos 45 minutos do segundo tempo e um de Neymar já nos últimos segundos, o Brasil venceu a Costa Rica por 2x0, e entrou na briga pelo primeiro lugar do grupo E da Copa do Mundo, com a Sérvia. Era o dia para uma redenção brasileira na Copa. Um jogo para esquecer a estreia e mudar o panorama da Seleção na Copa da Rússia, faltou combinar como os costarricenses para não ter tanto sofrimento.

Ferrolho

Com duas linhas definidas e com proposta de contra-ataque, a Costa Rica apresentou seu sistema de marcação-ferrolho. Na primeira linha de combate, quatro jogadores marcaram no meio-campo antecipando as ações de defesa. Atrás, outra com cinco atletas completavam o modelo de jogo, com  saídas rápidas para o ataque.

Susto

Aos 13 minutos após cobrar uma falta feita por Neymar na intermediaria, próximo ao círculo central do campo, a Costa Rica chegou na área do Brasil. Em velocidade, Celso Borges entrou na área e por pouco não abriu o placar para os Ticos.

Brasil tentando criar

Nos primeiros 20 minutos, a bola mais perigosa foi do time adversário do Brasil. Navas, goleiro do Real Madrid, sequer foi acionado a não ser para cobrar tiro de meta. Percebendo a dificuldade da seleção brasileira em criar jogadas de perigo, a Costa Rica soltou um pouco mais os laterais e na base das faltas foi parando o selecionado brasileiro. Em 25 minutos de bola rolando, ficou evidente a posse de bola da equipe comandada por Tite, 66%, mas apenas uma finalização anotada.

Rede balança, bandeira também

Aos 26 minutos, a torcida brasileira gritou gol! Neymar fez jogada pela esquerda e ao tentar entrar na área, a bola bateu no calcanhar do jogador costarricense, a redonda sobrou para Coutinho que chutou de fora da área, dentro dela Gabriel Jesus finalizou pro fundo do gol. Nem comemorou muito, o assistente assinalou corretamente a posição irregular do camisa 9. Com esse ataque a Seleção começou a pressionar a Costa Rica. Na sequência, Neymar disparou em velocidade, mas Keylor Navas saiu nos pés do atacante, e impediu o que então seria o primeiro gol.

Jogo aberto

Após os 30 minutos, o jogo ficou franco. Na troca de passes, o Brasil tentava chegar, e nos lançamentos para Neymar e Gabriel Jesus, a Seleção tinha a esperança de abrir o score. Já os Ticos apostando ainda no contra-ataque, abriram o jogo pelas pontas do seu ataque e por pouco não surpreenderam o time brasileiro. No fim, nada de gol, e ficou a reclamação dos braa

Segundo tempo, Tite mexe

Na segunda etapa, Tite já volta com Douglas Costa no lugar de Willian. Era a tentativa do técnico brasileiro de armar infiltrações na defesa costarricense. Aos poucos a qualidade da selação pentacampeã foi aparecendo e o Brasil adiantando suas linhas foi para o abafa na Costa Rica.

Aos 2 minutos, Neymar chegou cara a cara com Keylor Navas, dois minutos depois, a torcida brasileira gritou gol, pelo menos em duas oportunidades de ataque, aparentemente o Brasil volto do intervalo com mais gás e disposto a marcar gols.

Ritmo quente

Com velocidade, o Brasil foi chegando ao ataque, visivelmente, um time mais ligado. O gol parecia questão de tempo. Douglas Costa, Neymar, Gabriel Jesus, foram abrindo espaços e chegando na cara do goleiro Keylor Navas, e tentando mudar a história do jogo. Acionado por muita reclamação de ambas as partes, o árbitro holandês, Bjorn Kuipers, virou uma espécie de atendente de balcão de recados.

Neymar

Diferente do jogo contra a Suíça, o camisa 10 até tentou mudar o modo de atuar. Sofrendo muitas falta, Neymar procurou mais os companheiros, fez finalizações perigosas, mas longe daquele brilho que o consagrou como craque na Seleção, ou nos clubes. Já com carta-branca de Tite para continuar os dribles e jogadas, foi aos poucos desencantando e nas cobranças de faltas, de escanteios e na pressão da Seleção após os 30 minutos, comandando a equipe no ataque sem desespero e aumentando o volume de jogo.

Aos 32, Neymar entrou na área, e foi puxado pelo jogador da Costa Rica. Por um momento o árbitro Bjorn Kuipers, pediu a consulta ao VAR, que apontou não ter ocorrido uma infração e consequentemente, não foi marcado o pênalti para o Brasil. Aos 35 irritado com a marcação de uma falta de ataque, reclamou acintosamente, e foi advertido com o cartão amarelo. Phellipe Coutinho endossou a reclamação e também recebeu do árbitro o cartão. No final foi decisivo, e foi coroado com um gol nos últimos segundos do jogo.

Minutos finais

Precisando da vitória, um gol virou objetivo máximo da equipe brasileira, após os 40 minutos ficou claro o desespero nos jogadores da Seleção. Enquanto o Brasil avançava, a Costa Rica demorava nas cobranças para encaminhar o empate. Visivelmente abalados, aos poucos com os adversários caindo e retardando até que o juiz acrescentou 6 minutos na contagem do jogo.

GOL DA REDENÇÃO

Após a placa já ter subido, o Brasil se lançou ao ataque. E na  jogada que a bola na área, chegou até Phellipe Coutinho, o meia brasileiro fez o Brasil explodir de alegria. Gol da redenção brasileira, para esquentar o grupo E da Copa, para abalar as estruturas da Costa Rica aos 45 do segundo tempo, o segundo de Coutinho na Copa da Rússia.

Gol do Ney

Com o gol sofrido, a defesa da Costa Rica, então, se abriu e o Brasil aproveitou. Perdeu chances, mas definiu o triunfo aos 51 minutos, em contra-ataque puxado por Casemiro, que acionou Douglas Costa. Ele só rolou para Neymar, sozinho, finalizar: 2 a 0. Assim, com muita emoção, polêmica e gols no fim, a seleção venceu a primeira na Rússia.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 2 x 0 COSTA RICA

BRASIL – Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho (Roberto Firmino) e Philippe Coutinho; Willian (Douglas Costa), Gabriel Jesus (Fernandinho) e Neymar. Técnico: Tite.

COSTA RICA - Keylor Navas; Gamboa (Calvo), Giancarlo González, Óscar Duarte, Acosta e Oviedo; Guzman (Tejeda), Celso Borges, Venegas e Brian Ruiz; Ureña (Bolaños). Técnico: Óscar Ramírez.

GOLS – Philippe Coutinho, aos 46, e Neymar, aos 51 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Bjorn Kuipers (Holanda).

CARTÕES AMARELOS – Neymar e Philippe Coutinho (Brasil); Acosta (Costa Rica).

PÚBLICO – 64.468 espectadores.

LOCAL – Arena Zenit, em São Petersburgo (Rússia).

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias