Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Durante Mundial da Rússia, internauta analisa Copa do Mundo do IDH

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 21/06/2018 às 19:36
Durante a partida entre Brasil e Suíça, desenvolvimento dos países foi pauta nas redes sociais. Foto: AFP
Durante a partida entre Brasil e Suíça, desenvolvimento dos países foi pauta nas redes sociais. Foto: AFP

Uma discussão constante quando o futebol vira o foco de uma grande massa é quanto ao desenvolvimento do país. Se uma seleção de um local considerado segundo ou terceiro mundo enfrenta alguém com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) superior, as comparações se tornam incessantes, principalmente nas redes sociais. Apaixonada pela Copa do Mundo e por dados, a mineira Fernanda Hermsdorff aproveitou para fazer a comparação dos resultados dos jogos do mundial Rússia 2018 com os números do indicador dos respectivos países.

Em seu Twitter sob a arroba @fhcfer, ela lembrou que alguns jornalistas e outros usuários da plataforma levaram as informações sobre saúde ou educação melhor dos adversários. Por se tratarem de contextos diferentes, logo virou piada e meme na internet. Fernanda opina que é preciso saber separar, afinal o valor do desporto não está atrelado aos indicadores. Assim, ela resolveu entrar no debate de uma maneira mais técnica.

LEIA MAIS:

Veja as seleções classificadas para as oitavas e quem dá adeus à Copa do Mundo

Brasil enfrenta a Costa Rica para apagar má impressão da estreia

Croácia dobra a Argentina em noite de Messi apagado: 3×0

"Já estagiei na area de finanças e trabalho com números, na área de orçamento, então trabalho com planilhas de excel todo dia. É uma coisa que eu faço na faculdade, porque faço administração pública. Já tive aula de estatística, matemática financeira, então mexo com excel todos os dias. Pensei em aplicar algo que já uso unindo com o meme para fazer o post. Uniu duas coisas que gosto: meme e excel. Na verdade três, que é a Copa do Mundo também", explicou, em entrevista ao Blog do Torcedor.

Com a análise, ela "provou" que, ao menos na primeira rodada, os países de maior IDH tiveram um melhor desempenho. Dos 16 classificados de índice Muito Alto, apenas quatro perderam em suas estreias: Austrália, Alemanha, Coreia do Sul e Polônia. O dado intrigou Fernanda, que decidiu analisar a Copa inteira.

Porém, a mineira percebeu que poderia levar a ideia a outras Copas do Mundo. Assim, ela comparou a primeira rodada do Mundial de 2014, realizado no Brasil. Na ocasião, os IDHs mais elevados tiveram desempenho ainda melhor. "Parece que a tendência, se continuar assim, é que países com maior IDH tenha melhores resultados a cada ano que passa, tanto que se olhar a partir de 2006 só países de IDH muito alto ganharam o título. O último país de IDH só alto foi o Brasil de 2002", lembrou.

Depois, Hermsdorff ainda decidiu fazer outra planilha, comparando ao Produto Interno Bruto (PIB) de cada país. O plano ainda é fazer outro comparativo. "Quero fazer também análise do IDH com o ranking da Fifa para ver, porque ele é mais complexo do que pegar o resultado de Copa do Mundo", emendou.

O que começou como uma brincadeira já recebeu mais de 1.200 curtidas (até o fechamento desta matéria), mais 300 retuítes e rende interações. "Basicamente foi só uma ideia. Não sabia que teria uma repercussão grande assim", completou a mineira.

Os tweets com as planilhas desenvolvidas por Fernanda Hermsdorff podem ser conferidos abaixo e no perfil dela ao longo da Copa do Mundo:

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias