Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Lesões como a de Gabriel Jesus custaram £48,4 milhões a clubes da Premier League

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 04/01/2018 às 15:12
Jogador machucou ligamento medial colateral do joelho esquerdo. Foto: AFP
Jogador machucou ligamento medial colateral do joelho esquerdo. Foto: AFP

O camisa 9 da seleção brasileira e destaque do Manchester City está afastado dos gramados por conta de uma lesão no Ligamento Colateral Media do joelho esquerdo, sofrido no empate do seu clube por 0x0 diante do Crystal Palace, na Premier League. Por sorte, ele não deve ter que passar por cirurgia, mas ainda assim desfalcará o grupo do técnico Pep Guardiola por alguns meses.

LEIA MAIS:

>“Volto o mais rápido possível”, diz Gabriel Jesus após lesão

Esse tipo de lesão é uma dor de cabeça para os atletas e para os torcedores. Mas na parte financeira também apresenta uma perda extremamente significativa. Um estudo realizado pela JLT corretora de seguros apontou que lesões no joelho custaram £48,4 milhões aos clubes da primeira divisão inglesa na temporada 2016/2017.

No último campeonato foram 108 lesões no joelho. Esse número é superado apenas por lesões na coxa, que ocorreram 131 vezes. Contudo, em média, atletas que sofrem lesões no joelho ficam fora pela maior quantidade de tempo. 70 dias afastado, em média. Em segundo, ficam os atletas com problemas nas costas: 44 dias em média.

O time de Jesus também foi o que mais gastou. Inclusive com ele, que ficou afastado no início de 2017 pro problemas no dedo do pé. Foram perdidos £18,3 milhões em 30 lesões. O time, no entanto, que teve mais afastamento de jogadores machucados foi o Sunderland, com 58 problemas. Mas, o prejuízo foi de £ 11,7 milhões.

A metodologia do estudo utiliza as informações oficiais dos clubes sobre as lesões e calcula o prejuízo tendo como base os salários dos atletas. Assim, naturalmente, elencos mais caros tendem a sofrer mais financeiramente com as ausências dos atletas.

Foto: reprodução

Jogadores jovens se machucam menos, mas ficam muito tempo fora

Outro dado interessante levantado pelo estudo é de que atletas abaixo de 21 anos não se machucam tanto, mas costumam ficar muito tempo fora quando isso ocorre. O dado aponta que 2,6% desses atletas foram lesionados, mas ficaram em média 46 dias fora. A imagem mostra como acontece em outros recortes de idade:

Dados mostram que jogadores acima de 35 anos se machucam com menos frequência. Foto: reprodução

Goleiros são os que mais demoram a voltar

No levantamento por posição, os goleiros são os que mais demoram a voltar. Em média, quando lesionados, os arqueiros passam 46 dias fora. Contudo, são os que menos se machucam, com apenas 4%. Zagueiros são os que mais têm que deixar o campo, com 6.3% dos atletas com problema. Contudo, voltam em média com 35 dias.

Confira o estudo completo clicando aqui.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias