Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Cristiano Ronaldo x Messi: equilíbrio na maior rivalidade da história do futebol

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 09/12/2017 às 14:29
Fotos: AFP
Fotos: AFP

O equilíbrio das principais premiações de Messi e Cristiano Ronaldo refletem bem o que os dois atacantes são capazes de fazer dentro de campo. Mas os expressivos números da dupla não se restringem às Bolas de Ouro, premiações da Fifa e Chuteiras de Ouro (prêmios aos maiores artilheiros da Europa. Nos principais títulos também estão bem próximos um do outro.

Melhor do Mundo: 5x5

Em três oportunidades, a premiação da Fifa foi feita em parceria com a revista francesa France Football. Seja para qual ângulo se olhe - revista ou entidade - a dupla está rigorosamente empatada e, em 2017 tal equilíbrio chegou a dez premiações. Para se ter uma ideia do monopólio, o último a vencer foi o brasileiro Kaká, melhor do mundo em 2007 e que está bem perto de encerrar a carreira.

Chuteira de Ouro: 4x4

Esse prêmio é dado ao jogador europeu que fez mais gols na temporada levando em conta apenas os gols nas ligas nacionais. Este ano, Messi igualou CR7 ao receber sua quarta honraria. Havia ganho também em 2009/2010, 2011/12 e 2012/13. Cristiano levou a melhor em 2007/08, 2010/11, 2013/14 (dividindo com Suárez) e 2014/15.

Ligas dos Campeões: 4x4

O bicampeonato do Real Madrid na temporada 2016/17 igualou o placar na maior competição de clubes do mundo. Se algo pode dar o desempate ao português é o fato de ele ter conquistado por dois clubes diferentes - Manchester United e Real Madrid - e nas quatro conquistas ser o destaque da equipe. Messi ganhou a primeira em 2006 ainda sob a sombra do brasileiro Ronaldinho Gaúcho, melhor do planeta nas duas temporadas anteriores

Mundial de Clubes: 3x3

Quando o Barcelona era franco favorito contra o Internacional em 2006 Messi não estava em campo, machucado. Por isso tem cem por cento de aproveitamento assim como seu rival. Ele venceu em 2009 (Estudiantes), 2001 (Santos) e 2015 (River Plate). Cristiano pode desempatar na próxima semana, juntando mais uma conquista às de 2008 (venceu a LDU), 2014 (San Lorenzo) e 2016 (Kashima Antlers). A primeira veio com a camisa do Manchester United; as duas últimas com o Real.

Ligas nacionais: Messi 8x5

Principalmente na virada da década passada para a atual, o Barcelona atropelou quase todos os adversários que apareceram pela frente quando o time era comandado por Pep Guardiola. Isso rendeu oito campeonatos espenhóis para o argentino, que tem três a mais que o atacante do Real. Cristiano venceu a Premier League três vezes e duas o Campeonato Espanhol.

Títulos na seleção: Cristiano Ronaldo 1x0

Esse é o grande 'calo' de Messi, que mesmo sendo protagonista da seleção argentina há pelo menos dez anos não consegue conquistar um título. Só na Copa América foram três vices: 2007 (para o Brasil), 2015 e 2016, ambas para o Chile. Na Copa do Mundo também parou na decisão de 2014 para a Alemanha. Suas conquistas pela seleção restringem-se a um Mundial sub-20 (2005) e a medalha de ouro nos Jogos de Pequim, em 2008. Cristiano machucou-se no início da decisão da Eurocopa do ano passado, mas sem ele, provavelmente Portugal nem teria chegado à final em que derrotou a França por 1x0.

Gols: Cristiano 620x585 Messi

Quando alcançou o feito de marcar gols em todos os seis jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões na última quarta-feira (6), Cristiano chegou aos 620 na carreira - contando apenas jogos oficiais. Por ser dois anos mais velho teve mais tempo para balançar as redes, o que se reflete também na artilharia da Liga dos Campeões, que ele lidera com 114 - único a superar a barreira dos cem gols - contra 97 do barcelonista. Na seleção portuguesa, CR7 tem 79 e Messi 61 na albiceleste. Ambos são os maiores artilheiros de seus países. Na lista de goleadores dos clubes, Messi lidera a lista do Barcelona com 524. Cristiano é o maior artilheiro do Real Madrid, com 418.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias