Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Diego Souza, Fred e Pottker, artilheiros do Brasileirão 2016 estão devendo

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 03/10/2017 às 16:23
Diego Souza pode ser anunciado pelo Grêmio. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Diego Souza pode ser anunciado pelo Grêmio. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Diego Souza, Fred e William Pottker. O trio de artilheiros do Brasileirão 2016, cada um à sua maneira, vive a tempestade após a bonança. Os 14 gols deixados nas redes adversárias pelos três é uma lembrança amarga, principalmente para torcedores do Sport e Atlético Mineiro, times onde Diego e Fred permaneceram para 2017. Pottker é um caso à parte. Preferiu trocar a Ponte Preta pela Série B pelo rebaixado Internacional e virou coadjutante de Leandro Damião e D'Alessandro. Vamos ver o que cada um deles fez neste ano:

Diego Souza

Mesmo com o Sport tendo lutado contra o rebaixamento durante quase todo campeonato do ano passado, Diego Souza virou um ponto fora da curva e o principal ponto de apoio para o time não sucumbir. Seus 14 gols ajudaram, e muito, o Leão a não cair e, de quebra, o colocaram em alta com o técnico da seleção brasileira, Tite. Ele começou o ano sendo convocado para o amistoso conta a Colômbia. Depois estava no grupo para os jogos contra Uruguai e Paraguai, pelas eliminatórias. Depois engrenou mais um chamado em mais dois amistosos, contra Argentina e Austrália, neste último entrou para a história ao marcar o gol mais rápido da Canarinha, aos 12 segundos.

No Sport começou bem o ano marcando gols importantes, mas bastou o Brasileiro começar para chegarem os problemas, que nem a conquista do Pernambucano, seu primeiro título com o clube, amenizaram. Uma proposta do Palmeiras rendeu duas semanas de polêmicas, silêncios e informações desencontradas chegando ao ápice do jogador não aparecer para treinar dois dias antes do jogo contra o Coritiba. O jogador apareceu apenas quatro dias depois e deu uma declaração à imprensa, onde alegava problemas pessoais, os quais não especificou, e reclamou que não se sentiu protegido pela diretoria.

Ficou no banco na partida seguinte com a Chapecoense mas entrou e marcou um gol. Foi o penúltimo. No dia 20 de julho fez mais um na goleada com o Atlético-GO e, depois disso está a ver navios. Sem gols e com o time sem vencer, a corda arrebentou de seu lado. Caiu em desgraça com a torcida e é apontado como um dos principais culpados pela entrada do Sport na zona de rebaixamento. O camisa 87 divide a quinta posição entre os maiores artilheiros dos pontos corridos com Washington, ambos com 84 gols. No Sport é o segundo goleador da temporada, com 16 gols. André lidera com 21.

Fred

Foto: Bruno Cantini/Atlético

O maior artilheiro dos pontos corridos, com 132 gols, vive um Brasileirão 2017 problemático. Marcou cinco gols, o que para um atacante do seu calibre é praticamente nada. Guarda uma coincidência com Diego Souza pela última vítima. Seu gol mais recente também foi diante do Atlético-GO, exatamente na rodada anterior à partida do Dragão com o Sport: 16 de julho.

O camisa 9 da seleção brasileira na última Copa também passou por maus bocados ao perder cinco rodadas recuperando-se de uma lesão. Junto com o Atlético não se encontrou no Campeonato Brasileiro, pois o time, apenas de ocupar a nona posição faz parte da 'zona da confusão', pois tem apenas 34 pontos, quatro acima do time da Ilha do Retiro, que abre o grupo de rebaixamento.

William Pottker

Foto: Sport Club Internacional.

O atacante, então na Ponte Preta, surpreendeu ao brigar gol a gol com Fred e Diego Souza, na artilharia do Brasileirão 2016. A badalação em torno de seu nome fez o Corinthians abrir o bolso e se dispor a pagar R$ 7 milhões para contratá-lo já no inicio de 2017. A negociação se arrastou tanto que a diretoria da Macaca melou a história ao colocar o jogador para atuar na Copa do Brasil. O Timão desisitiu porque não poderia mais utilizá-lo. Logo na sequência, o Internacional anunciou que o levaria para disputar a Série B.

Esperava-se que, devido ao nível mais baixo dos adversários, ele atropelasse na Série B. Porém, a chegada de Leandro Damião, antigo ídolo colorado, pôs o novato como uma espécie de auxiliar. Ele, inclusive, passou a atuar mais distante do gol, como atacante pelo lado direito. Assim, não manteve o mesmo volume de gols. Foram oito até o momento na Segundona. O artilheiro da competição é Henan, do Figueirense, com 12.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias