Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Pernambuco pode ter pior desempenho em pontos corridos desde 2009

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 02/10/2017 às 15:06
Timbu está ameaçado de cair para Série C. Foto: Diego NIgro/JC Imagem
Timbu está ameaçado de cair para Série C. Foto: Diego NIgro/JC Imagem

Dois times com o perigo iminente de queda para a Série C e outro ameaçado de rebaixamento para a B. Essa é a situação do trio de ferro de Pernambuco, que pode ter três rebaixamentos este ano. Confirmando, seria o pior desempenho de clubes locais desde 2009. Naquela ocasião, Sport e Náutico, que disputavam a Série A, foram rebaixados, e o Santa Cruz permaneceu no calabouço da Série D, não avançando nem para a fase de grupos.

LEIA MAIS:

Vanderlei Luxemburgo pede que a torcida não abandone o Sport

Goleiro do Santa Cruz diz que não dá mais para deixar de vencer em casa

Náutico foca decisões contra metade inferior da Série B

De lá para cá, foram apenas três rebaixamentos, todos da Série A para a Série B. O Leão caiu em 2012, o Timbu foi rebaixado em 2013 e o Santa Cruz em 2016. Já acessos foram seis. Em 2011, os três times subiram de divisão. Sport e Náutico voltaram à elite e o Santa Cruz, enfim, deixou a Série D. No ano seguinte, o Sport foi rebaixado e o Santa Cruz não conseguiu voltar para a B. Em contrapartida, o Timbu garantiu vaga na Copa Sul-Americana.

Sport, Diego Souza, Futebol Na Rede Leão pode entrar no Z4 nesta segunda. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Já em 2013, foi a vez do Náutico sentir o gosto de rebaixamento, voltando à Série B. O Sport voltou à elite, e o Santa Cruz retornou à Série B depois de seis anos. 2014 a história não marcou nenhum acesso, mas serviu como uma campanha de afirmação para o Rubro-negro na Série A.

No ano seguinte, foi a vez do Santa Cruz sentir o gosto de voltar à principal divisão de futebol do país. Não demorou muito, foi rebaixado no ano seguinte.

Ainda assim com a situação perigosa nesta fase da competição, os principais envolvidos com os clubes mantêm a confiança. O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, afirmou que não acredita em nenhum rebaixamento no Estado. Já o vice-presidente do Sport, Gustavo Dubeux, também disse que ainda não está trabalhando com a possibilidade de um rebaixamento leonino.

Grafite, Santa Cruz Tricolor volta a correr riscos de cair para Série C. Foto: Diego Nigro/JC Imagem

O Náutico, que tem a situação mais delicada, é o que fala mais abertamente em fugir da degola. Ainda com o discurso de que irá buscar o escape, os responsáveis admitem a dificuldade. Para o Santa Cruz, os próximos resultados podem definir o futuro da equipe, que já figura no Z4.

Para completar o cenário estadual, o Salgueiro também foi eliminado na fase de grupos da Série C, e não chegou nem a brigar pelo acesso. Já na Série D, Central e América também ficaram pelo caminho.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias