Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

E se o sorteio do Nordestão fosse que nem a Champions?

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 05/09/2017 às 15:28
Foto: JC Imagem
Foto: JC Imagem

Nesta quarta-feira, a Copa do Nordeste 2018 conhecerá os seus grupos através de sorteio realizado em São Luís, no Maranhão. Santa Cruz, Salgueiro e Náutico são representantes de Pernambuco no Nordestão e podem cair em mesmo grupo a depender do sorteio. Isso porque os três estão em potes diferentes. A delimitação dos potes respeita o ranking da Confederação Brasileira de Futebol até o terceiro agrupamento de equipes, no último estão os times que disputam a fase preliminar do regional.

Assim, Vitória (BA), Bahia (BA), Ceará (CE) e Santa Cruz (PE) ficam no pote 1; ABC (RN), Sampaio Correa (MA), CRB (AL) e Botafogo (PB) no 2; Salgueiro (PE), Confiança (SE), Altos (PI) e Ferroviário (CE) no 3; e CSA (AL), Globo (RN), Cordino (MA) x Treze (PB) e Itabaiana (SE) x Náutico (PE) completam o sorteio.

LEIA MAIS:

> Com presença de Zico e novo conceito de marca, sorteio do Nordestão será nesta quarta-feira

Mas e se o critério do sorteio da "Lampions" fosse o utilizado na Liga dos Campões, claro que tomando os países como os Estados participantes da competição. Os potes seriam bem diferentes e até com a chance maior de grupos da morte no regional.

O pote 1, por exemplo, teria somente os campeões das quatro melhores federações do Nordeste. Assim, Vitória, Salgueiro (que entra como melhor pernambucano devido à desistência do Sport, atual campeão), Ceará e ABC entrariam no pote principal. O Bahia, que estava no primeiro agrupamento iria para o segundo, mas não pelo ranking da CBF e sim pelo ranking das últimas cinco competições disputadas. É o coeficiente de clubes, adotado na Europa. Isso privilegia equipes que são mais regulares durante os anos.

Como exercício de curiosidade, os potes do Nordestão versão Champions League ficariam assim:

Pote 1 (campeões das quatro melhores federações) - Vitória, Salgueiro, Ceará e ABC

Pote 2 (seguindo ranking histórico dos últimos cinco anos do Nordestão) - Bahia (1º no ranking), CRB (9º), Santa Cruz (3º) e Náutico (12º)* ou Sampaio Corrêa (14º)

Pote 3 (mesmo critério acima) - Sampaio Corrêa (14º) ou Itabaiana (18º)*, CSA (15º), Confiança (16º) e Botafogo-PB (21º)

Pote 4 (mesmo critério) - Altos-PI (26º), Globo (27º), Ferroviário-CE (38º) e Cordino (38º)* ou Treze (33º)*

* Equipes que disputam ainda a fase pré da competição.

Assim, poderíamos ter um grupo com Vitória, Santa Cruz, Sampaio Corrêa e Treze. Lembrando que pelo critério da Liga dos Campeões, times do mesmo país não podem se enfrentar na primeira fase. Mantendo isso, Santa Cruz e Náutico não poderiam se chocar, como ocorreu neste ano, por exemplo.

Abaixo o torcedor pode conferir o ranking histórico da Copa do Nordeste:

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias