Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

O Raio-X das semifinais do Campeonato Pernambucano

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 11/04/2017 às 11:04
Salgueiro, Santa Cruz, Náutico e Sport irão jogar nas semifinais. Fotos: JC Imagem
Salgueiro, Santa Cruz, Náutico e Sport irão jogar nas semifinais. Fotos: JC Imagem

Os confrontos das semifinais do Campeonato Pernambucano foram definidos após a vitória do Naútico sobre o Santa Cruz nesta segunda-feira (10), no Arruda, pela última rodada do Hexagonal do Título. Com o resultado, o líder Salgueiro terá pelo caminho o Tricolor, enquanto o Alvirrubro enfrenta o Sport por uma vaga na final.

Há quem acredite na máxima de que mata-mata é outra competição. E de certa forma existem motivos para acreditar nisso. Desde que este formato voltou ao Pernambucano, em 2010, apenas no primeiro ano o campeão foi a equipe de melhor campanha, com o Sport. Entre 2011 e 2016, O Santa Cruz venceu cinco títulos, sem ter feito mais pontos em nenhum deles, crescendo sempre nas fases finais. Em 2014, o Leão também foi campeão sem a melhor campanha.

Desta vez, o Salgueiro chega ao fim do Hexagonal do Pernambucano com a melhor campanha. Foram 23 pontos conquistados e apenas uma derrota, justamente para o Santa Cruz, adversário nas semifinais, no Sertão, por 1x0.

LEIA MAIS:

> “Meu objetivo é por o Sport no cenário mundial. Nacional já é gigante”, diz Diego Souza

> Adversário, técnico do Náutico chama Ney Franco de grande amigo

> “Salgueiro é time a ser batido”, diz técnico do Santa Cruz

Ataque

Das quatro equipes, o time que fez mais gols foi o Santa Cruz, curiosamente, um time criticado pela sua torcida por adotar uma postura às vezes defensiva demais. O jogo em que o Tricolor mais balançou as redes foi contra o Central, na goleada por 5x1.

Em segundo, vem o líder Salgueiro, com 17 gols marcados. Não houve nenhum jogo em que o Carcará aplicou uma goleada mais sonora, mas a regularidade nas vitórias com dois gols de diferença é o que reflete nos números.

O Náutico marcou 15 gols. O timbu também chegou a sofrer pela dificuldade para marcar de seus atacantes, mas conseguiu, aos poucos, encontrar alternativas. A maior goleada foi contra o Central, por 4x0 na Arena de Pernambuco.

O ataque mais caro da competição ainda não fez jus ao investimento. O Sport é o time que menos marcou gols entre os quatro classificados. Foram 14. Há de se lembrar que, em parte do campeonato, o Leão optou por não usar seu time titular. A maior goleada foi contra o Central, por 3x0, na Ilha do Retiro.

Defesa

O Salgueiro chega na semifinal com a defesa menos vazada do campeonato. Sofreu apenas seis gols, e ficou com o saldo de 11 ao fim do Hexagonal. Em segundo vem o Sport, que tomou oito gols, encerrando com saldo seis.

O Náutico é o terceiro com a melhor defesa. O Timbu tomou nove gols e vai para as semifinais com o saldo de seis. O Santa Cruz, que tem a melhor defesa da Copa do Nordeste, não conseguiu repetir o feito e terminou o hexagonal como a mais vazada, com dez gols sofridos.

Confrontos

Na primeira semifinal, Salgueiro e Santa Cruz repetem a final de 2015, última vez que se encontraram em um mata-mata. Na ocasião, o Tricolor empatou no Sertão em 0x0 e venceu por 1x0 no Arruda, sendo campeão. Este ano, o confronto está empatado. O Carcará venceu por 2x1 no Arruda e, na rodada seguinte, o Santa Cruz fez 1x0 no Cornélio de Barros.

Já a última vez que um Clássico dos Clássicos aconteceu em disputa de mata-mata foi na final do Pernambucano de 2014. O Leão venceu na Ilha por 2x0 e conquistou uma nova vitória no jogo de volta, por 1x0, na Arena de Pernambuco. Em 2017, as equipes empataram em 2x2 na Ilha do Retiro e o Timbu levou a melhor na arena, vencendo por 2x1.

Artilharia

Na ponta da artilharia está Everton Santos, atacante do Santa Cruz e que está longe de ser unanimidade entre a torcida. O jogador marcou cinco gols, um a mais que o segundo colocado Erick, do Náutico, e Valdeir Salgueiro. Quem mais fez gols pelo Sport na competição foram Diego Souza, Lenis, Rogério e Paulo Henrique, todos com dois gols cada.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias