Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Economia de gols do Santa Cruz é compensada com defesa forte

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 09/04/2017 às 14:32
Santa Cruz venceu o Criciúma por 2x1. Foto: Arquivo/Alexandre Gondim/JC Imagem
Santa Cruz venceu o Criciúma por 2x1. Foto: Arquivo/Alexandre Gondim/JC Imagem

Na atual temporada o Santa Cruz tem sido um time econômico quando se trata de marcar gols. Um sintoma são os placares dos jogos: os tricolores venceram por mais de dois gols de diferença em cinco oportunidades, todas elas sobre as equipes mais frágeis das competições que disputa: Pernambucano e Copa do Nordeste. Central, Belo Jardim e Uniclinic foram as vítimas. Mas o outro lado é positivo. A solidez da defesa é traduzida em oito jogos sem que Julio Cesar tivesse que ir buscar a bola nas redes, o que dá um índice de 47,05% dos 17 jogos.

O maior aperto do Santa foi no início da temporada. A primeira vitória mais folgada só veio no quinto jogo, no dia 9 de fevereiro contra o Central (4x2). Até então o time estava invicto mas recebia críticas da torcida por conta da magreza dos placares. Depois de vencer o Paysandu por 1x0 na Taça Asa Branca, um torneio amistoso, os corais emendaram três empates seguidos com Campinense (1x1), Náutico (1x1) e Belo Jardim (0x0). Nos dois primeiros saiu perdendo e arrancou a igualdade no fim das partidas.

> Leia mais notícias do Santa Cruz

Depois dos 4x2 na Patativa, o primeiro triunfo mais tranquilo no Nordestão. Contra o frágil Uniclinic fez 4x0. Esse mesmo adversário foi batido por 2x0 na volta do Nordestão. No Pernambucano, goleou Central (5x1) e Belo Jardim (4x0). Nos clássicos prevaleceu o equilíbrio. Depois de empatar com o Náutico, venceu no Arruda pelo Nordestão e, pela mesma competição, perdeu por 1x0 na Arena Pernambuco. Com o Sport, 1x1 no Arruda e na Ilha, sendo que neste último jogo entrou em campo com o time reserva.

As quartas de final da Copa do Nordeste voltaram a levantar questionamentos não só pelas vitórias mínimas (1x0), mas a maneira que elas saíram. O zagueiro Anderson Salles fez um gol de falta em cada jogo. "Vitória é vitória. Alguém falou que a gente só ganhou porque o gol foi de falta. Mas estamos nas semifinais (das duas competições) e é bom ficar preocupado porque o santinha vem com tudo", ressaltou o lateral-esquerdo Roberto.

Defesa forte

A dificuldade de fazer gols contrasta com a facilidade para evitá-los. Nos últimos cinco jogos, por exemplo, o time do Arruda tomou apenas um gol. E quem o levou foi o grupo reserva, no empate por 1x1 com o Sport na Ilha do Retiro. Na Copa do Nordeste, a equipe está invicta há três partidas - Campinense e as duas com o Itabaiana.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias