Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Sem previsão para inaugurar o CT, Santa Cruz tenta captar recursos

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 09/03/2017 às 13:11
A avaliação das granjas 2 e 2b no loteamento Cova da Onça estão avaliadas em mais de 4 milhões de reais. Foto: Site oficial da Comissão Patrimonial do Santa Cruz Futebol Clube.
A avaliação das granjas 2 e 2b no loteamento Cova da Onça estão avaliadas em mais de 4 milhões de reais. Foto: Site oficial da Comissão Patrimonial do Santa Cruz Futebol Clube.

O tão sonhado Centro de Treinamento do Santa Cruz caminha a passos lentos. A última ação executada no terreno, localizado em Aldeia, Região Metropolitana do Recife (RMR), foi a topografia e a locação do primeiro campo, ou seja, todo o estudo do que será preciso para tirar a ideia do papel. A terraplanagem já havia sido feita. O projeto inicial prevê três campos ao final das obras, mas o Tricolor quer conseguir inaugurar pelo menos um para que já comece a ser utilizado.

LEIA MAIS:

> Everton Santos valoriza briga por titularidade no Santa Cruz

O que dificulta todo o processo é a falta de recursos do clube. No relatório, foi detalhado a necessidade do uso de 66 caminhões de areia para dar início ao preenchimento do terreno. Como o clube ainda não tem o dinheiro para essa primeira parte, os responsáveis querem a colaboração de todos que constroem o Santa Cruz. "Fizemos o orçamento e cada caminhão custará R$ 560. Iremos falar com os associados e conselheiros, e todos aqueles que participam do Santa, para fazer essa arrecadação para custear as obras", falou o ex-presidente e um dos responsáveis pelo projeto, João Caixero.

O torcedor do Santa Cruz que ajudar nas doações destes caminhões serão contemplados com certificados de ajuda ao clube e lembranças de que aquele contribuinte foi um dos responsáveis de erguer um dos patrimônios mais desejados do clube. "Queremos tocar no emocional do torcedor para que ele se sinta prestigiado no Santa Cruz", disse Caixero.

Outra ações já foram feitas pela diretoria do clube. Recentemente houve uma feijoada de arrecadação de capital, onde todo o dinheiro foi destinado para este fim. Outra ação, é a venda do livro que conta toda a centenária história do Santa Cruz, desde a sua fundação, em 1914, até 2016. São três volumes com 400 páginas cada, mas que vem sofrendo dificuldades na venda pelo alto custo. "É um livro que não vem sendo muito vendido por causa do preço. Custa R$ 1.000. Vendemos alguns que nos ajudaram, mas ainda é um processo lento", explicou Caixero.

Quando o dinheiro for arrecadado, haverá o início de captação para a instalação da grama. A área calculada é de 8.970 m² e está sendo feito o orçamento para calcular o valor para o início das obras. As instalações de irrigação já estão sendo providenciadas pelo clube.

Santa quer fazer projeto para tentar captar investidores

Para conseguir um investimento mais substancial para arcar com os custos do Centro de Treinamento, a diretoria estuda a criação de um projeto para captação de recursos com empresas a partir de dedução fiscal. A medida já é estipulada por lei e, depois que este levantamento - que inclui todo os custos e detalhes do empreendimento - for feito pode ser iniciado a negociação com as marcas.

"Precisamos ter tudo isso detalhado para solicitar ao Ministério do Esporte a captação desses recursos. É um estudo detalhado que demora um pouco", explicou João. Pela lei, empresas podem descontar até 1%, enquanto pessoas físicas 6%.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias