O Ibope divulgou um novo levantamento das redes sociais dos clubes de futebol do Brasil, que mostra o Sport como o mais popular entre os nordestinos. O Leão ocupa a 13ª posição, dois deegraus acima do Bahia. O terceiro colocado é o Vitória (BA). O Santa Cruz é o sexto da região - 23º no País - enquanto o Náutico aparece em nono, 32º entre todos. A pesquisa engloba a quantidade de seguidores em quatro redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
> Se fizer gol pelo Sport, Everton Felipe promete provocar o Santa Cruz
> Náutico: Joazi com suspeita de rompimento de ligamento do joelho
> Santa Cruz quer vitória sobre o Sport para manter a confiança em alta
A liderança continua com o Corinthians, que viu a diferença em relação ao Flamengo, segundo colocado, cair um pouco. A diferença, que era de pouco mais de um milhão de seguidores, caiu para 900 mil: 17.977.111 x 17.097.381. A dupla mais popular tem ampla vantagem em relação aos demais. O terceiro colocado, o São Paulo, tem um total de 11.647.011, que também apresenta uma folga frente ao atual campeão brasileiro, o Palmeiras (7.415.313).
O 13º Sport está bem próximo de chegar no Fluminense. Os rubro-negros têm 2.546.041, divididos entre 1.045.090 no Facebook; 1.253.998 no Twitter; 224.574 no Instagram; e 22.379 no Youtube. O maior crescimento dos leões foi no seu canal no Youtube, que contava com 17.205 em dezembro.
o Santa Cruz apresenta um total de 818.321, distribuídos em 566.943 (Face), 129.429 (Twitter), 103.456 (Instagram) e 18.493 (Youtube). O Tricolor ganhou um acréscimo significativo em relação ao último levantamento no Twitter, que era de pouco mais de 110 mil seguidores.
Já o Náutico tem 344.004 seguidores, divididos em 208.395 no Facebook; 95.814 no Twitter; 39.795 no Instagram e não tem canal no Youtube. Assim como os corais, o maior incremento do Timbu também veio do microblog, com um aumento de mais de 11 mil seguidores em apenas dois meses.
Chape
A Chapecoense manteve boa posição de dezembro. 7º lugar. Muito pela comoção gerada com o acidente que matou quase toda delegação que disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, no final de novembro. O Índio Condá possuiu nada menos que 5.055.752 seguidores, à frente de gigantes como Vasco, Cruzeiro, Atlético Mineiro e Internacional. Para se ter uma ideia, em setembro de 2016, a Chape ocupava um modesto 24º lugar, com 476.234 seguidores nas quatro redes.