Blog do Torcedor - Tudo de Brasileirão, futebol internacional, Fórmula 1, NBA, NFL e todos os esportes
Torcedor

Notícias do Brasileirão; de Náutico, Santa Cruz e Sport; e futebol internacional. Fórmula 1, NBA, NFL e todos os esportes com análise, interatividade e opinião

Santa Cruz pretende brigar pela vaga na Sula até na justiça comum

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 01/02/2017 às 11:18
Tricolor venceu duas e empatou uma no título de 2016. Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Tricolor venceu duas e empatou uma no título de 2016. Foto: Diego Nigro/JC Imagem

O Santa Cruz pretende assegurar o direito de disputar a Copa Sul-Americana. Em nota, o clube ressaltou que, caso não haja um acordo, vai procurar medidas judiciais, primeiro no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em seguida na FIFA e, insistindo o impasse, a justiça comum. O clube já enviou uma representação na busca da vaga à CBF e à Conmebol. O interesse do tricolor é minimizar os prejuízos causados pela exclusão da competição, recebendo de volta o direito de disputar o torneio ou sendo, de alguma forma, recompensado.

Ao vencer a Copa do Nordeste de 2016, o clube tricolor teria direito a vagas na Sula 2016 e 2017. "Pela ordem natural, primeiro vem a vaga, porque foi conquistada dentro de campo. Se eu não vou ter a vaga, que me compense. Eu quero minha vaga, se não assegura minha vaga, me recompense em razão de ter sido retirada", disse o vice-presidente jurídico tricolor Eduardo Lopes. O sorteio dos clubes que disputam a competição aconteceu nesta terça-feira (31), sem o nome do tricolor.

LEIA MAIS:

Sport enfrenta o Danubio, do Uruguai, na Sul-Americana

Santa Cruz mantém cautela com relação a Tiago Costa

Técnico do Santa Cruz fala em negociações avançadas por reforços

A CBF, porém, se exime da culpa. A entidade alega que as mudanças feitas pela Conmebol para a Sula desta temporada acarretaram a exclusão do tricolor da competição continental. "O que a CBF nos passa é que o campeonato não é dela e que eles entendem que, para poder fortalecer a marca do campeonato, teriam que ser times que estejam na primeira divisão. Entendemos, mas não pode mudar a regra do jogo depois de ter apitado", destacou Lopes.

Para compensar, a CBF colocou o Santa Cruz na quinta fase da Copa do Brasil, mas o clube afirma que não é o suficiente. "O interesse do Santa Cruz é haver uma negociação em que ele, se não rever todo prejuízo que pode ser causado se mantida a situação atual, que pelo menos minimize. A CBF entendeu que pelo fato de ter colocado o Santa Cruz na quinta fase, seria fase de recompensar o fato de não participar da Sul-Americana. O clube entende que não. Existe esse impasse. A possibilidade de acordo é considerada, para que a CBF possa, de alguma forma, ceder mais e o clube diminua o prejuízo", detalhou o vice-presidente.

O Santa Cruz publicou uma nota de esclarecimento. Leia abaixo na íntegra:

Posicionamento sobre a Copa Sul-americana 2017.

O Santa Cruz continua buscando o seu direito adquirido de participar da competição. A representação, enviada pelo clube, ainda está em prazo de resposta junto aos órgãos responsáveis.

O Clube aguarda a resposta dentro desse prazo. Caso ela não venha, o Santa Cruz irá procurar as vias judiciais (STJD, Fifa e, se for necessário, a Justiça Comum) na luta para que seus direitos, conquistados em campo, sejam reconhecidos.

"O Santa Cruz tem a esclarecer que apresentou representação junto à Conmebol e à CBF ressaltando a violação ao seu direito adquirido de participar da Sul-Americana 2017; que o Clube aguarda ainda a passagem do prazo de manifestação dessas instituições; que o Clube, em breve, deverá judicializar a questão se uma solução não for oferecida", afirmou o presidente Alírio Moraes.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias