Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Em 2016, setor de fisiologia do Sport conseguiu reduzir média de lesões

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 15/12/2016 às 11:03
Núcleo de Excelência, Prevenção e Reabilitação no Esporte  foi apresentado à imprensa. Foto: Thaís Lima/ Blog do Torcedor.
Núcleo de Excelência, Prevenção e Reabilitação no Esporte foi apresentado à imprensa. Foto: Thaís Lima/ Blog do Torcedor.

O investimento do Sport de mais de R$1 milhão em equipamentos e estrutura para prevenir lesões rendeu bons frutos em 2016. Neste ano, o departamento médico do clube rubro-negro pouco sofreu e um jogador sequer precisou ser operado durante a temporada. Utilizando o padrão Fifa/UEFA de protocolos médicos, o departamento de fisiologia do Leão comparou o número de lesões durante o Brasileirão com o de times do futebol mundial e encontrou resultados satisfatórios. Nos 45 jogos do início da atual temporada, a média danos físicos foi de 0.31, bem abaixo da média de 0.6688 dos grandes times da Europa, segundo informou o diretor-médico leonino, Marcelo Capela.

Muito do que tem ajudado os profissionais do Sport na prevenção das lesões se encontra em um novo departamento apresentado pelo clube de forma oficial na última quarta-feira, pelo presidente executivo, João Humberto Martorelli, e membros do DM leonino. O NEPRE, que é o Núcleo de Excelência, Prevenção e Reabilitação no Esporte é um centro criado para dar toda a estrutura e tratamento para os atletas no dia a dia. Mais do que isso, a intenção do atual mandatário, no futuro, é que o local sirva como referência na região Nordeste.

Para montar essa estrutura, porém, foi preciso ajuda inclusive de parceiros internacionais. De acordo com Marcelo Capela, que afirma manter boa relação com profissionais do Chelsea, conselhos de amigos do clube inglês o ajudaram a trazer ao Sport o que há de melhor no mercado para incrementar o setor de fisiologia e prevenção do Leão.

LEIA MAIS:

>Martorelli avalia gestão no Sport e diz sair com consciência de dever cumprido

>Presidente do Sport diz que não recebeu proposta do Corinthians por Rithely

>Zanotta diz que parte técnica era analisada por comissões técnicas no Sport

>“Tem que andar de carro blindado”, diz Martorelli sobre pressão de torcida uniformizada

"Tínhamos um déficit de estrutura, principalmente na parte preventiva que era ineficiente. Então, começamos a elaborar o núcleo de prevenção e conseguimos fazer seguindo os conselhos do pessoal do Chelsea. Anexamos o melhor pessoal, restruturamos a parte tecnológica e contratamos um consultor. Esse consultor nos ajudou a organizar o centro que é composto por várias etapas. Criamos parcerias com instituições de exames de imagem que fornecem insumos para utilizarmos e isso veio a custo zero para o Sport. Essa pareceria fez com q melhorássemos em resultados", avaliou o diretor-médico do Sport.

No Nordeste, só o Leão tem

Durante a apresentação do NEPRE à imprensa, o destaque foi para uma máquina que só o Sport possui em todo Norte e Nordeste, de acordo com Marcelo Capela. O equipamento para avaliação Isocinética, que pode identificar através de uma análise muscular computadorizada onde estão avaliados os desequilíbrios musculares que levam ao desgaste dos atletas, foi um investimento que, no futuro, pode ser rentável ao clube. De acordo com o diretor-médico, a intenção do presidente Martorelli era de que atletas de outros clubes, inclusive, procurassem o Sport para se tratar no Núcleo.

"O Isocinético é a única máquina que faz esse processo no Norte e Nordeste. Não há outra em instituições públicas ou privadas. Com ele, é possível ver depois de uma lesão de mais de 30 dias o que podemos e devemos fazer para a volta dos atletas", explicou.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias