Blog do Torcedor - Tudo de Brasileirão, futebol internacional, Fórmula 1, NBA, NFL e todos os esportes
Torcedor

Notícias do Brasileirão; de Náutico, Santa Cruz e Sport; e futebol internacional. Fórmula 1, NBA, NFL e todos os esportes com análise, interatividade e opinião

Calo do Palmeiras e algoz da abertura da Allianz Parque, Sport volta ao estádio após dois anos

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 21/10/2016 às 11:11
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Foto: Diego Nigro/JC Imagem

O Palmeiras é líder isolado no Brasileirão, tem o melhor ataque do campeonato com 54 gols e a segunda melhor defesa da competição com apenas 28 gols sofridos. Todos esses fatores positivos, contudo, podem ficar em segundo plano no fim de semana, quando o clube paulista duela com o Sport, em São Paulo. Isso porque o Leão costuma ser um calo no sapato palmeirense nos últimos anos, mesmo quando as fases são opostas entre as duas equipes.

Em 2010 e 2011 as duas equipes não se enfrentaram porque o Sport estava na Série B. Mas de 2012 para cá, sempre houve dois confrontos entre os times, sempre com muito equilíbrio. Foram nove jogos com cinco vitórias do Leão, três do Palmeiras e apenas um empate. Destaque para o duelo de abertura da Allianz Parque, em 2014. Os rubro-negros ignoraram a festa e venceram por 2x0 com gols de Ananias e Patric. A vitória rendeu muitos memes na Internet e o apelido "carinhoso" de "Ananias Parques" dos rivais palmeirenses para o estádio. Os pernambucanos volta ao Allianz Parque após dois anos desse episódio, o duelo de 2015 foi no Pacaembu e também foi vencido pelos leoninos.

LEIA MAIS:

> Diego Souza não vê facilidades por ausência de Gabriel Jesus no Palmeiras

> “Estou feliz aqui no Sport”, diz Diego Souza sobre especulação do Corinthians

> Eduardo Baptista pode ser inspiração para Daniel Paulista arrumar defesa do Sport

Todavia, a "rivalidade" entre os times ganhou contornos maiores um pouco antes. Ficou mais forte a partir da Copa do Brasil de 2008, vencida pelo Sport. Na campanha, os rubro-negros encararam o Palmeiras e se classificaram após uma vitória por 4x1 dentro da Ilha do Retiro. Na ocasião, Romerito marcou três gols. Após o jogo, o goleiro Marcos, ídolo do clube paulista, elogiou a torcida do Leão e brincou dizendo que o Boca Juniors, time da Argentina conhecido por sua torcida fanática, deveria jogar na Ilha do Retiro na Libertadores.

O Boca não veio na Libertadores de 2009, mas o Palmeiras sim. Pernambucanos e paulistas se enfrentaram na competição nacional nas fase de grupos e no mata-mata. Desta vez, porém, quem levou a melhor foi o Verdão, que se classificou nos pênaltis para as quartas de finais da competição.

Mas não só na nata do futebol sul-americana que as duas equipes rivalizaram. Em 2013, na Série B, Palmeiras e Sport se enfrentaram com equilíbrio, uma vitória para cada lado. No jogo da Ilha, o Leão venceu com gol irregular de Nunes, nos minutos finais.

Neste domingo, porém, a situação prevê menos equilíbrio. O Palmeiras sobra no campeonato e o Sport luta contra o rebaixamento. Tanto é que o Verdão venceu o Leão na Ilha do Retiro por 3x1 no primeiro turno.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias