Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Estante FC: O Brasil explicado pelo futebol

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 03/07/2016 às 9:06
futebol explica - abre FOTO:

Estante F.C.

Toda semana, um dos repórteres de esportes do Blog do Torcedor, do Jornal do Commercio, da TV Jornal ou da Rádio Jornal vai escrever sobre um livro que leu ou ainda está lendo, envolvendo temas esportivos. Nesta semana, Thiago Wagner, repórter do Blog, escreve sobre um livro que mostra como o futebol é mais um reflexo da sociedade brasileira:

Se você acha que futebol é apenas um jogo em que 22 caras correm atrás de uma bola durante 90 minutos precisa rever os seus conceitos. Ou pelo menos ler o livro Como o Futebol Explica o Brasil, de Marcos Guterman. Ele mostra que o futebol, pela proporção que tem no País, não é um simples esporte, mas um reflexo da nossa sociedade, seja qual época for. A proposta é mostrar como o momento histórico do Brasil trouxe influências no esporte das chuteiras.

O futebol é o maior fenômeno social do Brasil. Representa a identidade nacional e também consegue dar significado aos desejos de potência da maioria absoluta dos brasileiros. Essa relação, de tão forte, é vista como parte da própria natureza do país – as explicações para o fenômeno geralmente vão mais na direção da Antropologia que da História. O que este livro mostra é que o futebol, pelo contrário, não é um mundo à parte, não é uma espécie de “Brasil paralelo”. É pura construção histórica, gerado como parte indissociável dos desdobramentos da vida política e econômica do Brasil. O futebol, se lido corretamente, consegue explicar o Brasil.

Ao ler o livro, o leitor poderá entender porque equipes como o Fluminense são chamadas de "pó de arroz" ou porque alguns times são considerados de massa mais do que outros. Tudo tem relação com o contexto histórico do País. A publicação, porém, não é um tratado cientifico sobre o futebol. É mais um novo olhar da evolução do esporte no Brasil. Boa leitura.

futebol explica - abre

> Estante F.C. – Conhecendo o lado podre do futebol

> Estante F.C. – Os segredos de um dos maiores do tênis

> Estante F.C. – Entendendo os números do jogo

> Estante F.C. – Vamos falar de tática do mundo da bola

> Estante F.C. – A vida do novo técnico da Seleção Brasileira

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias