Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Números do Sport mostram que liderança não veio por acaso

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 23/06/2015 às 10:45

Foto: André Nery/JC Imagem Rithely é o segundo melhor em desarmes no Brasileirão. Foto: André Nery/JC ImagemCom informações do Footstats

A pontuação maior que todos os adversários que o Sport ostenta hoje (18) é apenas o fim do caminho que levou os rubro-negros à liderança do Brasileirão na oitava rodada. O time de Eduardo Baptista apresenta bom desempenho em vários fundamentos essenciais para conseguir vitórias, a começar pelo setor ofensivo. O Leão é o segundo time que mais marcou gols. Foram 14 atrás apenas dos 18 do Atlético Mineiro.

Isso se reflete em outros dois aspectos. A média de 4,6 finalizações certas por jogo é levemente superior à do campeonato (4,3) e coloca o time como o sexto que mais acerta a barra dos rivais. Nas assistência para finalização, o meia Diego Souza é o quinto colocado entre todos os jogadores, com 14 servidas aos companheiros.

Nos passes, o Sport também está se saindo bem, com uma média de 341,5 acertos por partida. É maior que a média do Brasileiro, com 317,7. Esse bom índice faz com que os rubro-negros percam pouco a bola. Nesse fundamento é bom estar lá embaixo e o time da Ilha é o segundo que menos perde a bola. Foram 301 vezes até o momento, só atrás da Ponte Preta, que perdeu 284 vezes.

E a perda não é o único fundamento que é bom estar na rabeira em que o líder aparece. O Sport é o time que menos errou cruzamentos, com 76; e o terceiro que menos erra os dribles, sete até agora.

Foto: André Nery/JC Imagem Diego Souza superou laterais e tem o melhor aproveitamento em cruzamentos. Foto: André Nery/JC ImagemNo plano individual, além das assistências para finalização, Diego Souza também se destaca nos cruzamentos, fundamento normalmente dominado por laterais. Ele é o primeiro na estatística, com 13 acertos. O volante Rithely é o sexto que mais acerta passes (358), o quinto em assistências para gol (2) e o segundo melhor desarmador, com 32 botes certos.

Apesar de ter o camisa 21 bem na lista, o acerto na hora de tirar a bola dos adversários tem que ser melhor distribuído no time, pois nesse ponto os rubro-negros estão abaixo do que está sendo feito no Brasileirão. A média de roubadas do time é 16,5 enquanto a do campeonato está em 20.

EXPLICAÇÕES - O bom acerto de passes do time engloba fatores técnicos e táticos. No primeiro entra a qualidade dos jogadores, dois deles fundamentais. Além do já citado Rithely, Wendell evoluiu em relação ao ano passado. No setor defensivo o time tem Renê, o melhor passador do Brasileirão 2014. Isso sem falar em Diego Souza, que não usa tanto a velocidade mas tem organizado mais a equipe.

No aspecto tático entra a compactação, algo já colocado pelo técnico Eduardo Baptista desde que assumiu no ano passado. Com os jogadores mais próximos, a margem de erro diminui. O mapa de calor no jogo com o Vasco, por exemplo, mostra que o time concentra as ações no corredor central e nos dois lado so campo até a linha divisória do gramado. Ou seja, mantém a bola distante de seu gol e consegue usar bem o passe longo na hora de atacar como mostra o bom aproveitamento de Diego Souza nos cruzamentos.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias