Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Análise: Deixem o professor frescar em paz

Ramon Andrade
Ramon Andrade
Publicado em 20/05/2015 às 15:19

Foto: Guga Matos/JC Imagem Foto: Guga Matos/JC Imagem

Bastou Lisca dançar a chula e o vanerão, ou simplesmente frescar após a vitória do Náutico contra o Criciúma, que a polêmica se fez onipresente.

Pode? Não pode? Certo? Errado? Desrespeito?

A polêmica é fruto de uma pequena confusão entre dois conceitos, o de postura e o de respeito.

Se dançar ou frescar é uma postura para um treinador profissional, pode até ser questionável.

Mesmo assim não há uma resposta definitiva, afinal não existe um código rígido que estabeleça o que é ou não "aceitável" na profissão de técnico.

Em outras palavras, eu posso achar aceitável a postura dele - como realmente acho - e você não, mas é apenas uma opinião baseada em conceitos próprios, seja liberal ou conservador.

Ponto.

Agora, achar que ao dançar Lisca desrespeitou Neto Baiano, o time do Criciúma ou alguém mais que se sentiu ofendido, é um pouco de mais.

Afinal, celebrar com a própria torcida é lícito, saudável, está inclusive no quesito daquelas coisas que fazem "o futebol ser o que é".

É de Deus.

Como também era e continua sendo lícita a frescagem do próprio Neto Baiano e eu não tenho dúvida alguma se ele tivesse marcado um gol na Arena, dançaria sem medo de ser feliz na bandeira de escanteio.

Faz parte.

É bom lembrar que Lisca não ficou assim ao conhecer Neto Baiano. Já veio no pacote de fábrica dele desde os tempos de Juventude, quando ganhou o epíteto de "Doido".

E mais: em tempos de futebol asséptico, insosso e ultra-politicamente correto, uma brincadeira até certo ponto infantil não faz mal a ninguém.

Deixa, então, o professor frescar em paz.

Foto: Guga Matos/JC Imagem - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem - Foto: Guga Matos/JC Imagem
Sucesso do Náutico na Série B já traz propostas para o técnico Lisca. Foto: Guga Matos/JC Imagem - Sucesso do Náutico na Série B já traz propostas para o técnico Lisca. Foto: Guga Matos/JC Imagem
Náutico de Lisca vem de sete jogos sem perder. Foto: Guga Matos/JC Imagem - Náutico de Lisca vem de sete jogos sem perder. Foto: Guga Matos/JC Imagem
Apesar da dança, técnico não está satisfeito com a tabela. Foto: Guga Matos / JC Imagem - Apesar da dança, técnico não está satisfeito com a tabela. Foto: Guga Matos / JC Imagem
Não é o momento de Lisca sair do Náutico - Não é o momento de Lisca sair do Náutico

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias