Blog do Torcedor - Campeonato Paulista, Carioca, Copa do Nordeste, Libertadores e Champions League ao vivo, com notícias de Flamengo, Palmeiras, PSG e outros clubes
Torcedor

Notícias de Flamengo, Palmeiras, Corinthians, PSG, Real Madrid e outros clubes ao vivo. Acompanhe aqui o Campeonato Paulista, Carioca, Libertadores e a Champions League

Brasil de Dunga convence e leva a Copa das Confederações de 2009

Thiago Wagner
Thiago Wagner
Publicado em 09/06/2013 às 9:02


Brasileiros venceram todos os jogos. Foto: Conmebol

Todo apaixonado por futebol sabe que o Brasil é o maior campeão na história das Copas do Mundo. O que talvez nem todos saibam é que a nossa seleção também é a maior vencedora da Copa das Confederações. São três títulos em seis competições. O último deles foi conquistado em 2009, na África do Sul. Kaká e Luís Fabiano comandaram o time treinado por Dunga até o título. Esse é o último capítulo da nossa série sobre a Copa das Confederações.


Participaram daquele torneio as seguintes seleções: África do Sul (país-sede), Itália (campeã do Mundo), Estados Unidos (campeão da Concafaf), Brasil (Campeão da Copa América), Iraque (campeão da Ásia), Egito (campeão da África), Espanha (campeã da Europa) e a Nova Zelândia (campeão da Oceania).


No grupo A, a Espanha passou por cima de todos os adversários com três vitórias sobre África do Sul, Nova Zelândia e Iraque. Os donos da casa ficaram com a segunda colocação após vencerem uma e empatarem outra partida. No grupo B, o Brasil venceu Estados Unidos, Itália e Egito. O time de Dunga fez dez gols na primeira fase. Sobrou até para os italianos, que perderam por 3x0 para a Canarinha. Os Estados Unidos ficaram em segundo na chave.


Nas semifinais, uma surpresa e um encontro decidido somente nos últimos minutos. No primeiro mata-mata, os Estados Unidos surpreenderam o mundo e bateram a Espanha por 2x0. Já no segundo, não houve surpresa com a classificação do Brasil diante dos sul-africanos. A vitória, contudo, só veio nos minutos finais com um gol de Daniel Alves de falta.


Na final, a zebra tentou dar as caras. Os americanos abriram 2x0 sobre os brasileiros ainda no primeiro tempo com Dempsey e Donovan. Partida decidida? Não para os pentacampeões mundiais. Com outra postura e com Luís Fabiano inspirado, os comandados de Dunga não só igualaram o jogo como viraram o placar. Brasil campeão mais uma vez.


O cara


Apesar de não ter sido artilheiro da competição, o meia Kaká foi escolhido como o Bola de Ouro da Copa das Confederações de 2009. O jogador marcou dois gols no torneio. Durante a disputa, ele se transferiu para o Real Madrid, da Espanha.


Hegemonia


O título de 2009 fez com o que o Brasil se tornasse o país com mais títulos da Copa das Confederações. São três conquistas da Canarinha contra duas da França e uma do México. Lembrando que só estamos contabilizado as competições organizadas pela Fifa.

Confira as edições anteriores:


> Brasil arrasa a Austrália na primeira Copa das Confederações


> México surpreende o Brasil e leva a Copa das Confederações de 1999


> Brasil de Leomar fracassa e França leva a Copa das Confederações de 2001


> Brasil fica na fase de grupos e França leva o bi da Copa das Confederações em 2003

> Brasil faz grande final e vence a Copa das Confederações de 2005

VEJA MAIS CONTEÚDO

Últimas notícias