Saiba quem é João Emanuel Carneiro, o marido do ator Carmo Dalla Vecchia

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 12/07/2021 às 7:43
X

Participando do 'Super Dança dos Famosos' no domingo, 11, o ator Carmo Dalla Vecchia mandou um recado para a sua família. No palco, após a apresentação, o artista se declarou para o filho, Pedro, e para o marido, João. Essa foi a primeira vez que ele falou publicamente sobre o seu relacionamento e orientação sexual.

LEIA TAMBÉM: Globo renova contrato com estrelas de seu primeiro time; veja lista

Em um primeiro momento, muitos não reconheceram que o João seria João Emanuel Carneiro, famoso autor de novelas. Ele e Carmo Dalla Vecchia já são casados há 13 anos, mas até então nunca haviam falado sobre a relação.

Início

João Emanuel Carneiro é formado em Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Nos anos 90, estreou produzindo o curta 'Zero a Zero', que foi premiado no Festival de Gramado.

LEIA TAMBÉM: Quem é DJ Ivis? Acusado de agredir ex-companheira é autor de sucessos do piseiro

A partir dali, o escritor passou a produzir diversos curtas, e também a auxiliar em roteiros para longas-metragens. Entre os seus sucessos, está sua colaboração em 'Central do Brasil', de 1998. Foi essencial sua carreira nos cinemas para que depois seguisse para as novelas.

Seu primeiro projeto na Globo, em 2000, foi no texto da minissérie 'A Muralha'. Já no ano seguinte, colaborou na também minissérie 'Os Maias'.

Novelas

Como autor de fato de novelas, João Emanuel Carneiro foi responsável pelo sucesso 'Da Cor do Pecado', em 2004. A produção foi um sucesso, que teve pela primeira vez uma protagonista negra: Taís Araújo.

Outro sucesso na conta é a novela 'Cobras & Lagartos', de 2006. 'A Favorita', considerada uma das obras mais inovadoras, fez sucesso em 2008. Essa última foi a primeira novela das 20h do autor, com Patrícia Pillar e Claudia Raia como protagonistas.

Mas nada o preparava para a novela que se tornou uma das mais famosas do mundo. Depois de 'A Favorita', a expectativa para a próxima obra de João Emanuel Carneiro era alta. E ele cumpriu bem com a tarefa, já que em 2012 produziu nada menos que 'Avenida Brasil'. Entre os destaques, a personagem Carminha, de Adriana Esteves.

'Avenida Brasil' foi indicada ao prêmio Emmy Internacional na categoria de Melhor Novela, em 2013. Além disso, João Emanuel também escreveu 'A Regra do Jogo', das 21h, em 2015. Seu trabalho mais recente na Globo foi na novela 'Segundo Sol', lançada em 2018.

Tags

Autor