CONSCIÊNCIA NEGRA

CONSCIÊNCIA NEGRA: conheça seis filmes com protagonismo de mulheres negras

Existe muito pouca representatividade de pessoas negras nas telas de cinema; o mais recente foi A Mulher-Rei

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Anjos

Publicado em 01/11/2022 às 15:00 | Atualizado em 20/07/2023 às 12:00
X

Para refletir questões problemáticas do cinema é necessário separar por gênero e mais ainda por raça. Pessoas não-brancas precisam ser representadas, mas isso não acontece frequentemente.

Em 2020, 240 filmes brasileiros de maior bilheteria entre 1995 e 2018 foram estudados pelo Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa.

A pesquisa resultou em que nenhum dos longas foram dirigidos e roteirizados por uma mulher negra. Além disso, apenas existiam em 4% dos elencos.

Outra pesquisa foi feita diante dos filmes dos Estados Unidos em 2019. O Centro para o Estudo da Mulher na Televisão e no Cinema observou 100 filmes de maior bilheteria no país.

As atrizes brancas interpretaram 68% das produções cinematográficas, apenas 20% eram negras. Artistas de outras raças/etnias ocuparam apenas 12%.

Nessa lista você irá conhecer seis filmes com protagonismo de mulheres negras.

1. Felicidade por um Fio

O filme 'Felicidade por Um Fio', dirigido por Haifaa Al-Mansour, faz o público refletir sobre algo que para muitos não é um problema: o cabelo.

O longa conta a vida de Violet Jones (Sanaa Lathan), que aos 11 anos escutou outra criança zombar de seu cabelo crespo. Situação, infelizmente, comum com mulheres e homens de cabelo crespo ou cacheado. 

Disponível na Netflix.

2. Rainha de Katwe

Baseado em fatos reais, 'Rainha de Katwe' retrata a história de uma jovem de Uganda, Phiona Mutesi (Madina Nalwanga) que conhece o xadrez e se apaixona.

Durante o roteiro, a moça encontra dificuldades para tornar o sonho de ser uma das melhores jogadoras do jogo de tabuleiro. Além da atuação de Madina Nalwanga, o elenco principal conta com Lupita Nyong'o e David Oyelowo.

O longa foi dirigido por Mira Nair e escrito por William Wheeler. Disponível no Disney+.

3. Viagem das Amigas

O filme 'Viagem das Garotas' é a típica comédia onde colegas de infância se reúnem para diversão. Neste longa, quatro amigas da faculdade acabam se distanciando com o tempo. Para resgatar a amizade, elas viajam para um festival e vivem momentos felizes e tristes.

O elenco é composto por Regina Hall, Queen Latifa, Jada Pinkett Smith e Tiffany Haddish. Possui direção de Malcolm D. Lee e o roteiro feito por Erica Rivinoja, Kenya Barris e Tracy Oliver. 

Disponível no Telecine On Demand.

4. Minha Irmã Arrasa (Uma Irmã Nada Perfeita)

O filme mostra a relação de Danica (Tika Sumpter) e Tanya (Tiffany Haddish). Tanya é libertada da prisão e reencontra sua irmã, que estava conversando com um cara pela internet, mas nunca tinha o visto pessoalmente. A ex-prisioneira ajuda a descobrir se o que a moça está vivendo é real ou não.

Além das duas atrizes, o elenco conta com Mehcad Brooks, Whoopi Goldberg e Amber Riley. O filme foi dirigido e roteirizado por Tyler Perry.

Disponível na Netflix.

5. Solteiramente

Por último, mas não menos importante, 'Solteiramente' é um filme baseado em fatos reais. A protagonista, Dineo (Fulu Mugovhani) tem um único objetivo de vida: casar. Mas, todos os seus relacionamentos deram errado. Até que um dia conheceu Lunga (Bohang Moeko), que pareceu ser o amor de sua vida.

Acontece que ela descobriu que todos os planejamentos que eles tinham, o moço fazia com outra mulher também. Dineo recebeu ajuda de sua melhor amiga, Noni (Tumi Morake), para viver uma vida de solteira. Roteirizado por Lwazi Mvusi, além de ser dirigido por Katleho Ramaphakela e Rethabile Ramaphakela.

Disponível na Netflix.

6 - A Mulher-Rei

A Mulher Rei acompanha Nanisca (Viola Davis) que foi uma comandante do exército do Reino de Daomé, um dos locais mais poderosos da África nos séculos XVII e XIX.

Durante o período, o grupo militar era composto apenas por mulheres que, juntas, combateram os colonizadores franceses, tribos rivais e todos aqueles que tentaram escravizar seu povo e destruir suas terras.

Conhecidas como Agojie, o grupo foi criado por conta de sua população masculina enfrentar altas baixas na violência e guerra cada vez mais frequentes com os estados vizinhos da África Ocidental.

Disponível nos cinemas.

Tags

Autor