Morre Berenice Azambuja, cantora e compositora de "É Disso Que o Velho Gosta"

Imagem do autor
Cadastrado por

ROMERO RAFAEL

Publicado em 04/06/2021 às 14:12
X

A cantora, compositora e acordeonista Berenice Azambuja morreu na noite de quinta-feira (3), aos 69 anos, após sofrer uma parada cardíaca. Ela estava internada no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, Rio Grande do Sul, e lutava contra um câncer de pâncreas. O corpo de Berenice Azambuja será sepultado em Porto Alegre. As informações são do G1.

LEIA MAIS
Paulo Gustavo: um mês de saudade do humorista

O legado de Berenize Azambuja como artista está associado à exaltação da música regionalista gaúcha. Ela gravou 17 discos - três deles contemplados com disco de ouro, pela alta vendagem - e tem sucessos que se tornaram nacionais, como "É Disso Que o Velho Gosta", composta por ela com Gildo Campos, mais tarde regravada por Sérgio Reis e Chitãozinho e Xororó.

Pioneira

Berenize Azambuja foi uma das mulheres pioneiras na música regionalista gaúcha. Começou a se apresentar em bailes regionalistas aos 15 anos. Como acordeonista, por causa da mobilidade, trocou o vestido de prenda pelo chiripá, veste masculina ligada à tradição indígena. A decisão gerou protestos, à época, por parte dos tradicionalistas mais conservadores.

LEIA TAMBÉM
Depois de limpar Instagram, Marisa Monte anuncia o álbum "Portas", dez anos depois do último

Tags

Autor