Projeto de coautoria do pernambucano Mozart Santos representa o Brasil em exposição internacional

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 01/06/2021 às 7:34
X

Na escuridão destes tempos incertos, a luz do Projetemos veste as fachadas de prédios e estruturas urbanas com mensagens. O projeto, de coautoria do multiartista pernambucano Mozart Santos, representa o Brasil em exposição inédita, do Museu de Arte Contemporânea de SP, intitulada Além de 2020. Arte italiana na pandemia. Ela fica em cartaz até o dia 22 de agosto e apresenta obras de mais 40 artistas, como Ai Weiwei.

A participação do grupo na mostra ocorre através da Trans Lu(z)cidez, conjunto de nove intervenções, desenvolvidas a partir de vídeos, imagens, traquitanas, objetos projetáveis, performances e vídeo mapping. "O nome traz em si vários códigos que trabalhamos diariamente no Projetemos. 'Trans' de informações que se cruzam, circulam e transformam. 'Luz, subjetivamente a de conhecimentos transmitidos e objetivamente as luzes de nossos projetores. E 'lucidez', que é o que buscamos para nós e para quem nos acompanha”, pontua o multiartista pernambcano, Mozart Santos.

“Teremos um ambiente de 80 metros quadrados com uma instalação audiovisual multiplataforma que traz a essência do pensamento do projetemos: A construção de narrativas”, comenta a cientista política Bruna Rosa, co-fundadora do grupo.

O Projetemos é um grupo de VJs do mundo inteiro que está mobilizando a população em uma ação coordenada de conscientização e informação contra a Pandemia do novo Coronavírus. Destacando a importância do isolamento social, higienização, cuidado com os idosos e da empatia. O grupo leva esclarecimentos para diversas cidades do Brasil e também em países da Europa, Ásia e América do Sul, através de projeções que acontecem em janelas de prédios, fachadas e paisagens urbanas, todos os dias, pontualmente, às 20h. O projeto surgiu da necessidade em conscientizar os moradores da periferia onde as informações geralmente demoram a chegar e logo se tornou uma ferramenta essencial para a difusão da arte, da cultura e da tecnologia.

Tags

Autor