Com curadoria da Garrido, leilão de arte arrecada fundos para reforma do Prédio da ACP

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 13/05/2021 às 15:15
X

A partir das 20h da noite desta quinta (13), realiza-se de forma digital o Leilão ACP, cujo intuito é a arrecadação de fundos para reformas estruturais no Palácio do Comércio, localizado em frente ao Marco Zero do Recife. O local abriga a Associação Comercial de Pernambuco (ACP). O evento conta com a curadoria da Garrido Galeria.

LEIA TAMBÉM
> Novo restaurante abre as portas em Fernando de Noronha
> Recife Antigo vai ganhar hotel de bandeira internacional

No catálogo do leilão, encontram-se obras de autoria do Acidum Project, Antônio Mendes, Badida, Cícero Dias, Daniel Samico, Francisco Brennand, João Câmara, José Carlos Vianna, José Cláudio, Mané Tatu, Marcelo Peregrino, Pedro Melo, Reynaldo Fonseca, Wellington Virgolino, entre outros.

Prédio da ACP (Imagem: Divulgação)

O evento será transmitido pelo canal do YouTube da Garrido Galeria. e os participantes deverão dar seus lances através do grupo Leilão ACP no WhatsApp, que conta com 250 vagas. Para participar, basta enviar uma solicitação de entrada no grupo.

Sobre o prédio da ACP

A ACP, antiga e emblemática entidade associativa do setor empresarial de Pernambuco, foi fundada em 1839. O prédio que abriga a entidade, porém, foi inaugurado em 1915. O imóvel foi tombado pelo IPHAN como bem cultural material integrante do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Prédio-da-ACP-2 -
Prédio-da-ACP-3 -
Prédio-da-ACP -

Com estilo arquitetônico clássico-eclético, todos os forros e paredes contam com adornos. Na fachada, há diversos ornatos e sacadas, além das janelas e portas feitas de madeira e vidros decorados. Ganham destaque o conjunto de vitrais, os lustres e a escadaria inglesa bifurcada de ferro fundido e corrimão em madeira de carvalho.

O local abriga, ainda, uma coleção de livros e jornais que revelam o protagonismo da economia pernambucana. A entidade também recebeu importantes figuras históricas, como D. Pedro II, Santos Dumont, Joaquim Nabuco, Rosa e Silva e Barão do Amazonas.

Tags

Autor