ÍCONE

Há 11 anos, morria a cantora Lacraia, ícone do funk carioca do hit 'Vai, Lacraia'

Lacraia, ao lado de MC Serginho, ajudou a popularizar o funk carioca nos anos 2000

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 11/05/2022 às 10:45 | Atualizado em 24/10/2023 às 8:30
Notícia
X

Com certeza você se lembra de um dos funks mais icônicos dos anos 2000: "Vai, Lacraia". A música, que traz a icônica dançarina Lacraia, é uma das diversas homenagens à figura que ganhou palcos e espaço na música.

Porém, o sucesso de Lacraia deu lugar à perda repentina da artista, que marcou o imaginário de uma geração. 

Foi em maio de 2011 que Lacraia faleceu, aos 33 nos, de tuberculose. Na época, a travesti já fazia sucesso ao lado do MC Serginho e havia se apresentado em diversos canais de TV.


Além de cantora e dançarina, Lacraia também foi camareira de sauna gay, maquiadora, cabeleireira e drag queen. Em 2021, MC Serginho, sua dupla fiel, falou sobre as saudades que sente da amiga.

"São duas datas. Em 8 de maio, minha filha faz aniversário. E, no dia 10, foi o dia em que a Lacraia morreu. É difícil não lembrar. Recebo mensagem de todo mundo, mandando muito carinho", declarou Serginho ao jornal Extra.

Minha oração é para ela se manter iluminada, onde estiver a cada dia. Passei 12 anos da minha vida com a Lacraia, convivendo diariamente. A gente sabe que [a morte] é uma coisa certa. Mas é difícil de aceitar", disse o cantor.

A dupla fez sucesso e foi uma das responsáveis por popularizar o funk carioca no Brasil. Entre os hits, estão "Vai Lacraia" e "Eguinha Pocotó".

Ouça "Vai, Lacraia"

Importância de Lacraia

Lacraia tinha como nome de batismo Marco Aurélio da Silva Rosa. Felizmente, ela recebeu muito apoio da mãe, Dona Maria Alice, na vida profissional e pessoal. Tanto a cantora quanto Serginho são do Jacarezinho, no Rio de Janeiro.

Para o Extra, Serginho destacou a luta de Lacraia contra o preconceito. Afinal, os anos 2000 eram bem mais hostis, ou melhor, preconceituosos com a população LGBTQIA+

A gente entendeu que tinha um papel importante na missão de ressocializar as pessoas [da comunidade LGBTQIA+]. Arrisco dizer que não há pessoa mais importante do que ela nisso. Porque depois, o tema começou a aparecer mais na televisão, nas novelas… Foi um grito de liberdade

MC Serginho, ex-dupla de Lacraia
 

Serginho publica homenagem a Lacraia no Instagram

Citação

A gente entendeu que tinha um papel importante na missão de ressocializar as pessoas [da comunidade LGBTQIA+]. Arrisco dizer que não há pessoa mais importante do que ela nisso. Porque depois, o tema começou a aparecer mais na t

MC Serginho, ex-dupla de Lacraia

Tags

Autor