Há 10 anos, o STF reconhecia a união homoafetiva. Relembre casais famosos

Há 10 anos, o STF reconhecia a união homoafetiva. Relembre casais famosos

Thales Bretas e Paulo Gustavo (Imagem: Reprodução/Instagram)

Publicado em Casa Famosos 6/05/2021 às 8:09

“Ninguém vai poder querer nos dizer como amar”. A frase, pertencente à música ‘Flutua’, de Liniker e Johnny Hooker, define bem o dia de hoje. É que se completam 10 anos desde que o Supremo Tribunal Federal finalmente reconheceu as uniões homoafetivas.

LEIA TAMBÉM: Casado com Thales Bretas, Paulo Gustavo morreu quando se completam 10 anos do reconhecimento de uniões homoafetivas

O marco histórico mudou a vida de muitos casais aqui no Brasil, que lutam contra o preconceito na causa LGBT. Na época, o ministro do STF era o jurista Carlos Ayres Britto. “O sexo das pessoas, salvo disposição contrária, não se presta para desigulação jurídica”, declarou. No país em que mata LGBTs no mundo, como apontou o Grupo Gay da Bahia, a decisão é revolucionária.

Coincidentemente ou não, o ator Paulo Gustavo, que era assumidamente gay, morreu perto desta icônica data. O artista lutava contra complicações da Covid-19, mas faleceu na última terça, 4. Ele era casado com o médico Thales Bretas, e defensor da causa LGBT.

LEIA TAMBÉM: O que significa cada letra da sigla LGBTQIA+

Nas suas obras, Paulo Gustavo fez questão de incluir a temática. Na trilogia ‘Minha Mãe é uma Peça’, por exemplo, acompanhamos a trama de Juliano, que descobre sua orientação sexual. No último filme, o personagem interpretado por Rodrigo Pandolfo se casa com cerimônia e tudo. O longa introduziu debates sobre aceitação, homofobia e o combate ao preconceito em diversas salas de cinema no país.

LEIA TAMBÉM: Elenco de ‘Minha Mãe é uma Peça’ se despede de Paulo Gustavo

Veja vídeos

Relembre alguns casais

Não só Paulo Gustavo e Thales Bretas fizeram história ao longo desses anos. Dentre os famosos, é possível listar alguns que celebram, acima de tudo, o amor em suas famílias.

LEIA TAMBÉM: Lulu Santos conta que ainda recebe comentários preconceituosos em fotos com o companheiro

Compartilhe
Comentários