Conheça a trajetória de Chloé Zhao, grande premiada do Oscar pelo filme 'Nomadland'

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 26/04/2021 às 8:10
X

Após ser adiada por conta da pandemia de Covid-19, aconteceu no último domingo (25) a 93ª edição do Oscar. A Academia premiou os maiores nomes do cinema, com destaque para o longa 'Nomadland', que venceu as principais categorias.

LEIA TAMBÉM: Saiba onde assistir aos vencedores do Oscar 2021 nos streamings

A obra é dirigida pela chinesa Chloé Zhao, que vem se destacando pelo seu trabalho no filme. Neste ano, pela primeira vez na história do Oscar, duas mulheres foram indicadas a Melhor Direção. Além de Zhao, Emerald Fennel, diretora de 'Bela Vingança', também foi indicada.

Em 93 anos de Oscar, Chloé Zhao se tornou a primeira mulher chinesa a receber a estatueta nessa categoria. A premiação vem em um momento crucial, já que nos Estados Unidos a onda de xenofobia contra asiáticos vem tomando proporções violentas.

Trajetória

Nascida em Pequim, Chloé Zhao vive atualmente em Ojai, na Califórnia, ao lado de dois cachorros e três galinhas. Lá, a cineasta de 39 anos compartilha o lar com o namorado, o diretor de fotografia Joshua James Richards. Na vida pessoal, a diretora de família rica cursou ciências políticas e cinema em faculdades americanas.

LEIA TAMBÉM: Oscar 2021: Veja destaques do tapete vermelho

'Nomadland' é sensível e traz Frances McDormand no papel principal. No longa, Fern é uma mulher de pouco mais de 60 anos que perde o marido. Na cidade em que trabalhava, a única indústria é fechada e transforma o local em uma cidade-fantasma. Com isso, a protagonista se volta para um estilo de vida nômade. Frances, aliás, venceu o Oscar de Melhor Atriz pelo trabalho.

O filme é o terceiro dirigido por Chloé Zhao e é inspirado no livro-reportagem 'Nomadland - Surviving America in the Twenty-First Century'. O estudo, feito por Jessica Bruder, foi sobre a crise econômica de 2008 nos Estados Unidos. Vale lembrar que, além de Melhor Direção e Melhor Atriz, a obra também venceu o Oscar por Melhor Filme.

Em cartaz nos cinemas, 'Nomadland' ainda não está nos streamings brasileiros. Enquanto isso, é possível conferir o olhar de Chloé Zhao em outras obras da diretora: "Songs My Brothers Taught Me", de 2015, e "Domando o Destino", de 2017.

Tags

Autor