Dia de São Jorge: veja 9 músicas que falam sobre o santo guerreiro

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 23/04/2021 às 8:32 | Atualizado em 13/06/2022 às 15:35
X

Antes de se tornar santo, Jorge era, sobretudo, um guerreiro. Nascido na Capadócia - que hoje é a Turquia - no século III D.C., o soldado foi imortalizado pela lenda de ter matado um dragão. Torturado por ser cristão, ele nunca abandonou sua fé e se tornou um cânone da Igreja Católica. Nesta sexta-feira, 23, é celebrado o Dia de São Jorge em sua homenagem.

 

LEIA TAMBÉM: Salve São Jorge: no dia do santo guerreiro, veja história, oração original e frases

 

Nas religiões de matrizes africanas, como candomblé e umbanda, São Jorge é celebrado na forma de Ogum. Esse é o orixá da guerra, do fogo e da tecnologia. Com exceção na Bahia, em que o santo foi sincretizado a Oxossi, relacionado ao conhecimento e a natureza.

 

Para representar São Jorge, além do dragão, um cavalo e uma espada para defender os que precisam de seu auxílio. A história do santo inspirou diversas músicas na cultura brasileira, que ecoam fé e espiritualidade e homenageiam Jorge da Capadócia. Confira algumas.

 

"Jorge da Capadócia"

 

Obra de Jorge Ben Jor, a canção já foi regravada por diversos artistas, como Caetano Veloso e Racionais MCs. A música celebra o guerreiro e o poder de dar força baseado na sua crença, em formato de samba e oração.

 

 

 

"Lua de São Jorge"

 

O cantor baiano Caetano Veloso também homenageou São Jorge em suas músicas. Na canção, ele traz o sincretismo religioso entre o catolicismo e a umbanda. A lua, citada no música, se relaciona com o santo - nesse caso, Ogum - quando sua energia fica mais forte em noites de lua cheia.

 

LEIA TAMBÉM: Com pernambucano, duo Discomance lança single ‘Future Man’

 

 

"Chuva de Cajus"

 

Alceu Valença pede proteção ao mau olhado para São Jorge. A música faz parte do álbum 'Ciranda Mourisca', lançado em 2013. "Meu São Jorge amado/Livrai-me do ódio/Dos abandonados", canta o artista na canção.

 

 

"Líder dos Templários"

 

A canção faz parte do projeto 'Coisa de Jorge', e traz as vozes de Jorge Ben Jor, Jorge Aragão, Jorge Vercillo e Jorge Mautner. É uma clara homenagem ao santo, que é dito na canção como quem ajuda a todos os brasileiros. Um protetor.

 

 

"Medalha de São Jorge"

 

Escrita por Moacyr Luz e Aldir Blanc, a música se popularizou ao ser entoada por Maria Bethânia. Com muita emoção, o santo guerreiro é descrito como símbolo de proteção, força e vitória.

 

 

"São Jorge"

 

Na voz de Alcione, a cantora conta a história de Jorge da Capadócia desde as suas batalhas até se tornar orixá. A marrom canta em primeira pessoa, como forma de relato, que traz ainda mais potência à canção.

 

 

"Alma de Guerreiro"

 

Um Jorge cantando para outro Jorge. Dessa vez, Seu Jorge trouxe a música como bônus do álbum 'Músicas para churrasco Vol. 1'. A composição, inclusive, foi tema da novela 'Salve Jorge', da Rede Globo, exibida em 2012.

 

 

"Ogum"

 

Como o próprio diz, "sincretizado na fé", Zeca Pagodinho canta para Ogum na canção homônima. O pagodeiro cita a batalha do santo contra o dragão e declara sua devoção à Jorge. Mesclando símbolos católicos e do candomblé, o artista cita igrejas e terreiros para exaltar sua fé.

 

 

"Minha Fé"

 

Em outra canção, Zeca Pagodinho se declara novamente para o seu "pai Ogum". Nessa, o artista declara sua fé e proteção nos orixás.

 

Tags

Autor