Dia Mundial do café: aprenda a fazer uma deliciosa sobremesa com a bebida

Imagem do autor
Cadastrado por

Anneliese Pires

Publicado em 14/04/2021 às 10:10
X

Você sabia que desde 2005, dia 14 de abril é comemorado Dia Mundial do Café? Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) o grão é uma paixão nacional, sendo consumido por aproximadamente 9 em cada 10 brasileiros com mais de 15 anos. Seja um café expresso ou um capuccino, não há dúvidas de que a bebida é sucesso nos quatro cantos do País, mas você já experimentou essa delícia em sobremesas?

Pensando nos fãs de café, a Fortaleza nos ensina a preparar uma incrível Torta de Mousse de Café. Com sabor intenso e exótico, essa é a sobremesa ideal para quem gosta de fugir dos sabores já tradicionais como chocolate, morango ou maracujá. Veja abaixo o passo a passo da receita e convide os amigos apaixonados por café para experimentar a sobremesa:

Como fazer Torta Mousse de Café

Ingredientes:

½ embalagem de biscoito água e sal (400g)

1 xícara (chá) de margarina em temperatura ambiente

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

Mousse de Café:

250g de chocolate meio amargo

2 colheres (sopa) margarina

8 colheres (sopa) de açúcar

6 ovos

2 colheres (sopa) de café solúvel, diluído em ½ xícara de água

2 gotas de essência de baunilha

2 colheres (sopa) de licor de café

Calda de Chocolate:

200 g de chocolate meio amargo

3 colheres (sopa) de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de margarina

250 ml de creme de leite fresco

3 colheres (sopa) de amido de milho

Modo de Preparo:

  • Prepare a massa. Leve ao processador o biscoito água e sal e bata até obter uma farofa. Despeje em uma tigela funda, junte a margarina, o açúcar mascavo e amasse bem com os dedos para ligar tudo.
  • Forre o fundo de uma forma desmontável (25 cm de diâmetro). Leve ao forno médio pré-aquecido (180ºC) por cerca de 10 minutos ou até que as beiradas comecem a pegar cor. Retire do forno e reserve.
  • Prepare a mousse de café. Derreta o chocolate meio amargo com a margarina em banho maria ou no micro-ondas (potência média por 4 minutos) e deixe esfriar.
  • Passe as gemas pela peneira, leve-as à batedeira com o açúcar e bata até ficarem esbranquiçadas. Acrescente o chocolate derretido, café diluído em ½ xícara (chá) de água, a gotas de essência de baunilha e o licor de café e reserve.
  • Bata as claras em neve e misture com o creme de café com a ajuda de uma espátula, mexendo delicadamente para a mousse ficar fofa e reserve.
  • Prepare a calda de chocolate. Em uma panela pequena, leve ao fogo o chocolate meio amargo, açúcar mascavo, a margarina, o creme de leite fresco, amido de milho e mexa até tudo ficar bem derretido. Reserve.
  • Com a ajuda de uma colher acomode a mousse de café sobre a massa e leve à geladeira por 3 horas. Retire da geladeira, desinforme, despeje a calda por cima e enfeite as laterais com biscoito Tortinhas de Chocolate, decore com raspas de chocolate e sirva a seguir.

Rendimento: 15 porções

Preparo: Forno & Fogão, Micro-ondas e Geladeira

Tempo de Preparo: 30 minutos

Grau de Dificuldade: Fácil

Calorias por Porção: 523 kcal

Tags

Autor