Sobrevivendo às delícias da Páscoa

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Martins

Publicado em 03/04/2021 às 11:10
X

A Páscoa, recheada de ceias fartas com tradicionais receitas oleosas, de bacalhau e inúmeros ovos de chocolate de sobremesa, é um período tentador e desafiador para os que estão tentando seguir uma alimentação saudável.

Ssegundo a nutricionista Taisa Uchôa, não é preciso abrir mão de todas as delícias do período. Isso porque a Páscoa não remete apenas a uma alimentação rica em gordura, fritura, açúcares e regada a muito vinho. Qualquer pessoa pode fazer uma ceia leve, com opções saudáveis.

Na lista dos alimentos que podem – e devem – compor o prato estão as saladas coloridas (podendo acrescentar oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas) e o arroz integral, além dos peixes assados, grelhados ou cozidos.

“De preferência, estes devem vir temperados com ingredientes naturais, como azeite, cebola, alho, cominho, manjericão, orégano e pimenta”. A nutricionista ainda recomenda que se retire o couro do peixe antes de consumi-lo, já que a gordura saudável presente nele concentra-se principalmente na carne. É importante também não exagerar no sal na hora do preparo. No caso de pescados que já venham salgados, como é o caso do bacalhau, é necessário dessalgá-los adequadamente para evitar o alto teor de sódio nos alimentos.

Quanto aos ovos, a dica é dar preferência aos chocolates amargo e meio amargo, que possuem menos açúcar e menos gordura, aliado a um maior teor de cacau. “O cacau é o componente do chocolate que vai oferecer substâncias benéficas, como os flavonóides e os polifenóis, que são antioxidantes que protegem nosso organismo contra doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e regulam os níveis de colesterol”, explica Taisa. De preferência, deve-se consumir chocolates compostos por 70% da substância. Quanto maior o teor de cacau, melhor!

Já para os que não dispensam o tradicional ovo de Páscoa, o ideal é fracionar o chocolate em porções e comer um pouco todos os dias, ao invés de, como muitos fazem, comer tudo de uma vez e recomeçar do zero após a festividade.

Tags

Autor