Páscoa: Conheça dicas para fugir dos excessos da época

Igor Guaraná
Igor Guaraná
Publicado em 02/04/2021 às 9:00
Páscoa com equilíbrio é a opção mais recomendada.
Páscoa com equilíbrio é a opção mais recomendada.
Leitura:

Comidas à base de leite de coco, creme de leite, queijo, chocolates...Semana Santa chegando e você precisa se preparar para equilibrar sua alimentação em mais um farto feriado. Embora tenha diversos alimentos saudáveis, a Páscoa contém "pegadinhas" que podem interromper ou dificultar os seus hábitos saudáveis. A nutricionista Milena Santana explica que é preciso existir um equilíbrio na hora de montar o prato.

“O segredo é colocar uma quantidade pequena e não repetir o almoço ou o jantar”, diz a profissional. “Por exemplo, se optar por batata, dispense o arroz ou a massa. Escolha apenas uma opção para que seja sua fonte de carboidratos, assim a sua refeição será balanceada. Investir em acompanhamentos como legumes cozidos ou grelhados também é uma boa opção, pois se ganha em nutrientes e economiza calorias”, pontua ela.

O vinho, bebida bastante comum nesta época do ano, deve ser engerido com moderação. Apenas uma taça já é o suficiente para uma boa harmonização entre os pratos. Sucos naturais também são uma boa dica. Na hora da sobremesa, o legal é apostar em frutas frescas. “Elas ajudam a diminuir a absorção da gordura no organismo”, falou Milena.

Domingo e pós-Páscoa

Na hora dos chocolates, vale a mesma dica: Equilíbrio! “Coma aos pouquinhos! Não tem porque comer todo de uma vez. Você pode abrir o ovo de páscoa e parti-lo em pequenos pedaços para ir comendo ao longo da semana”, aconselhou. Além disso, consumir o doce entre os 60% e 70% também é recomendável. “Ingerir o chocolate com o estômago vazio não é bom, pois a absorção de gordura e açúcares é muito maior em jejum e evite comer chocolate à noite, pois vai causar mais prejuízo para sua saúde e ainda aumenta seu peso”, completou.

No pós-Páscoa, porções reduzidas de proteína, além de verduras, legumes, saladas e frutas te ajudarão na volta à rotina saudável. “Mantenha a atividade física diária. Neste caso, vale até trocar o elevador pela escada, fazer caminhadas diárias, andar de bicicleta, ou até mesmo treinar ainda mais na academia”, finaliza Milena.

Últimas notícias